34º edição

Saiba quais marcas são "Top of Mind" no Brasil

A iniciativa elege as marcas mais lembradas pelos brasileiros em diferentes categorias de serviços e produtos

O prêmio Folha Top Of Mind chegou à sua 34ª edição em 2024. A iniciativa é baseada nos resultados de pesquisa do Datafolha, que identifica as marcas mais lembradas pela população em diversas categorias de serviço e produto.

Neste ano, foram feitas 7.543 entrevistas e pesquisadas 82 categorias. Com a pergunta “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”, os entrevistados – homens e mulheres, moradores de 171 municípios de todas as regiões do Brasil, de diferentes idades, classes sociais, gêneros e escolaridade -, responderam quais os produtos e serviços mais presentes em seu dia a dia. 

Troféu do Prêmio Folha Top of Mind 2024
Foto: Divulgação

Os resultados do Top of Mind 2024 foram divulgados em cerimônia exclusiva para convidados, realizada dia 22, em São Paulo. Por isso, confira, a seguir, os principais destaques:

Top do Top

OMO e Nike foram eleitas como as marcas mais lembrada pelos brasileiros, dentre todas as citadas nas diferentes categorias da pesquisa. A Marca de cuidados com roupas da Unilever se mantem no pódio por 30 anos consecutivos.

“Ser, ao longo de tantos anos, constantemente lembrada pelo consumidor é o maior reconhecimento que nossa marca poderia almejar. É gratificante perceber que OMO não só está presente no dia a dia e na história dos brasileiros, como também conseguiu acompanhar as mudanças de hábitos e de consumo da população, se mostrando relevante para o segmento“, comenta Yasmine Antacli, Diretora de Marketing na Unilever.

Preservação do Meio Ambiente

Natura e Ypê dividiram o topo da categoria de Preservação do Meio Ambiente, sendo reconhecidas pelo público como referências em práticas sustentáveis e trabalho contínuo a favor do meio ambiente. A Ypê também foi a marca mais lembrada na categoria “Detergente” Top of Mind 2024.

“Fazemos questão de cuidar dos recursos naturais e buscamos sempre minimizar o impacto de cada etapa do processo produtivo”, destacou Gustavo de Souza, diretor de Qualidade, P&D e Sustentabilidade da Ypê.

Foto: Divulgação

Representa o Brasil

A Petrobrás conquistou a categoria, seguindo os mesmos passos de 2023. Na época, a gerente de Publicidade da Petrobras, Ana Claudia Esteves, declarou ser “uma honra receber o Prêmio Top Of Mind, porque ratifica a relação que a Petrobras tem com a população brasileira. A história da sua criação, assim como suas conquistas, se mistura com a história do Brasil”.

Top Feminino

A partir de levantamento do Datafolha, a Risqué foi líder nas categorias “Esmaltes” e “Top Feminino”, lembrada espontaneamente por 23% e 34% dos consumidores, respectivamente.

Segundo Regiane Bueno, vice-presidente de Marketing Consumo da Coty Brasil & Latam, “é sempre uma honra para nós sermos lembrados pelos consumidores, especialmente por tantos anos consecutivos. Esse prêmio, mais uma vez, nos confirma que estamos no caminho certo“.

Foto: Divulgação

Transporte

Carro

Volkswagen é a marca que mais venceu a categoria Carro: foram 33 vitórias nas 34 edições da pesquisa Folha Top of Mind. “Esse resultado imbatível nos enche de orgulho: durante todos esses anos, geração após geração, a Volkswagen segue nos corações e é a primeira marca que vem à mente quando se pensa em automóvel!”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.

Foto: Divulgação

Turismo

Companhia aérea

Pelo oitavo ano consecutivo a GOL Linhas Aéreas sagrou-se campeã na categoria. “Como uma Companhia orgulhosamente brasileira, acreditamos que são pontos importantes para a lembrança de marca entregar uma experiência de viagem consistente com a comunicação praticada. Para permanecer como a ‘Primeira para Todos’, a GOL preserva e preservará sua essência simples, humana e inteligente”, afirma Carla Fonseca, vice-presidente da GOL e CEO da Smiles.

Gol, vencedora do Prêmio Folha Top of Mind 2024 na categoria Companhia aérea
Foto: Divulgação