Cannes Lions 2024

Shortlist de Brand Experience & Activation tem 20 cases brasileiros

As agências que concorrem aos Leões são Grey, GUT, DM9, AlmaBBDO, Africa Creative, MRM, VML, BETC Havas, LePub São Paulo e Isla Republica

O Cannes Lions International Festival of Creativity 2024, que teve início nesta segunda-feira (17), anunciou a shortlist da categoria Brand Experience & Activation. No entanto, o resultado será divulgado apenas na quinta-feira (20). Entre os 221 finalistas, estão 20 projetos de agências brasileiras. Concorrem a Leões nesta categoria: Grey, GUT, DM9, AlmaBBDO, Africa Creative, MRM, VML, BETC Havas, LePub São Paulo e Isla Republica.

Entre os projetos finalistas ao Cannes Lions, um dos que mais repercutiu aqui no Brasil foi o Brahma Phone. A iniciativa, criada pela Africa Creative, distribuiu celulares básicos da marca no Carnaval. Assim, os foliões puderam deixar seus celulares em casa e evitar assaltos.

Brahma Phone é um dos projetos finalistas de Brand Experience & Activation ao Cannes Lions 2024

Outro case de destaque é a Placa Gândula do Mercado Livre, entregue por GUT São Paulo. Como patrocinador do Flamengo, o Mercado Livre aproveitou as placas de publicidade posicionadas no campo para ajudar os gandulas do jogo a repor as bolas rapidamente para os jogadores.

Ademais, Mercado Livre e GUT concorrem na categoria com mais um projeto: Handshake Hunt. Com o fim de impulsionar as vendas na Black Friday, a agência propôs uma ação que mapeou apertos de mão na mídia e os transformou em cupons de desconto. Essa interação remete ao logotipo do Mercado Livre, que é um aperto de mão.

Handshake Hunt – Mercado Livre from Ana Paula Teixeira da Silva on Vimeo.

A campanha internacional Whopper Island, criada pela agência DM9 para o Burger King, também se destaca na shortlist de Brand Experience & Activation. O BK é uma marca com um tom de voz ousado e, por isso, a campanha traz ironia ao provocar o McDonald’s. Assim, após enviar lanches Whopper via drone às Ilhas McDonald, na Austrália, o BK convida os fãs da marca a engajar e compartilhar hashtags para mudar o nome da ilha.

Todos os finalistas brasileiros da categoria

  • Rice of Glory: Grey São Paulo, Argentina e Equador para Super Extra;
  • Handshake Hunt: GUT São Paulo para Mercado Livre;
  • Whopper Island: DM9 para Burger King;
  • Undercover Sportscaster: AlmapBBDO para PepsiCo;
  • Reviews: Africa Creative para Heinz;
  • Flying guardians: AlmapBBDO para Greenpeace;
  • E-police station: AlmapBBDO para Wounder Women Tech;
  • Blood Aid: DM9 para Dasa;
  • Ballboards: GUT SP para Mercado Livre;
  • Samsung Trhowback deals: MRM para Samsung;
  • At your home cast: VML SP para Vivo;
  • Reprinting Nica: BETC Havas São Paulo e Costa Rica para La Prensa Newspaper;
  • Andes Hens: Grey São Paulo e Lima para La Calera;
  • The sweat side of sponsoship: Isla Republica para Gatorade;
  • Hauteam couture: Africa Creative para Brahma;
  • The heaviest jersey: LePub SP para New Balance;
  • Clean sponsorship: DM9 para Consul;
  • Grad in black: GUT para Vult Cosméticos;
  • Brahma phone: Africa Creative para Brahma;
  • Undercover sportscaster: AlmapBBDO para PepsiCo.

Brand Experience & Activation no Cannes Lions

A categoria Brand Experience & Activation do Cannes Lions celebra a construção criativa de marcas através de experiências, ativações, imersões, varejo e engajamento 360° com o cliente. Dessa forma, esses ‘Leões’ reconhecem a importância de criar interações significativas e impactantes, que vão além das campanhas tradicionais, para envolver os consumidores.

De acordo com a organização, o júri aplicará os seguintes critérios na avaliação: 20% para a ideia, 20% para a estratégia, 30% para a execução e 30% para os resultados. Além disso, é possível inscrever o mesmo trabalho até quatro vezes na categoria Brand Experience & Activation. No entanto, ele só pode ser inscrito uma vez em ‘A. Brand Experience & Activation: Sectors’.