Premiações

Sua agência não foi premiada?

As premiações são sempre bem-vindas e não há quem não fique feliz com uma conquista.

As premiações são sempre bem-vindas e não há quem não fique feliz com uma conquista. Mas, e quando esse prêmio não vem?

Muitas questões envolvem uma premiação, seja uma disputadíssima, que é o caso do Cannes Lions, por exemplo, ou até mesmo de entidades de setores diversos que têm por hábito eleger a melhor agência, o melhor profissional, o melhor case e tudo o que há de melhor.

Primeiramente, na maioria das premiações existe a necessidade de se inscrever, e, essa inscrição tem um custo, muitas vezes bem elevado. É preciso levar em conta que o valor gasto não é apenas o de participação, existe toda uma logística por trás, o que faz com que se gaste muito mais do que uma simples taxa.

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Nem sempre, no momento da inscrição para participar de uma determinada premiação, a agência tem dinheiro para se inscrever, e, também, a marca para quem o case foi criado não está disposta a contribuir. Dessa forma, o único jeito é ficar de fora e ver a concorrente abocanhar o prêmio, mesmo que o que foi apresentado por ela não tenha sido tão bom quanto a sua ação.

Isso não vai tirar o mérito da ação que você criou para o seu cliente. Este, por sinal, teve o resultado obtido, ou seja, suas vendas alavancaram, teve o número de seguidores nas redes sociais aumentadas, entre outros, e, por esse motivo, para determinadas marcas não faz diferença participar ou não da disputa por um determinado prêmio.

Agora, não restam dúvidas que na hora de mostrar o seu portfólio a um cliente que se pretende conquistar, apresentar as premiações da agência acabam contribuindo no momento da negociação. Infelizmente, para a maioria, os títulos conquistados valem mais do que as excelentes ações criadas.

Mas, é preciso ficar atento. Não são todas as premiações que têm reconhecimento. Portanto, é importante participar delas, isso gera mídia espontânea, amplia a visibilidade, o que é sempre bom, porém, pense bem antes de sair gastando dinheiro se inscrevendo em tudo o que aparece pela frente.

Se participar de um prêmio do mercado é importante para a sua agência, o primeiro passo é fazer um planejamento.

Separe uma verba apenas para as inscrições. São muitas premiações no decorrer do ano no mercado de live marketing. Analise quais as mais relevantes para os cases que realizou, e, também, a credibilidade de determinado prêmio. Converse com a empresa para a qual realizou determinada ação e veja se ela aprova, e, principalmente, se pode contribuir com os gastos.

Feito isso, o principal de tudo: prepare uma excelente apresentação. Nós, da redação do Promoview, já vimos muitas ações de live marketing não serem premiadas porque pecaram no momento de fazer a sua defesa. Hoje já existem profissionais especializados nesse mercado. Procure um que tenha referência, e, depois, é só torcer.

Mas, não esqueça, nem sempre, o fato do seu case não ter sido premiado significa que ele é ruim. Quem julga são humanos, sujeitos a erros, e, também, cada um tem uma visão diferente.

O mais importante é que o seu cliente fique satisfeito com o seu trabalho. O troféu vai para a estante e só você vê. Já, a sua credibilidade, fica para sempre na memória de quem o contratou.