Women in Animation (WIA) anunciou as equipes vencedoras do Stories x Women 2024, programa que conta com o apoio da The Walt Disney Company e da UNESCO. Entre os cinco criativos talentosos que lideram os projetos vencedores, três são mulheres latino-americanas. Nesta terça-feira (11/6), as equipes vencedoras apresentaram seus trabalhos no Palácio Imperial, no Handel Hall. Elas receberam sessões de mentoria e formação com especialistas em animação de renome internacional com o fim de se preparar.
A partir da mentoria, elas devem apresentar trabalhos no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França, que já está acontecendo e segue até 15 de junho. Além disso, apresentam no Mercado Internacional de Cinema de Animação (MIFA) 2024, que acontecerá de 11 a 14 de junho na mesma cidade.
Mais de 140 candidaturas foram enviadas ao programa Stories x Women 2024, de mais de 30 países diferentes, sendo, assim, a maioria composta por: 11 países africanos, 10 países latino-americanos e 9 países asiáticos.
“Ao passo que Stories x Women entra em seu terceiro ano, estamos muito orgulhosos de ver como este programa ajudou a destacar mulheres criativas e talentosas na animação da África, Ásia e América Latina”, disse Marge Dean, presidente da WIA. “A nossa colaboração coincide com o nosso compromisso de acompanhar o desenvolvimento de indústrias culturais criativas inclusivas nos países do sul a nível global”, diz Ernesto Ottone R., Subdiretor Geral de Cultura da UNESCO.
“Apoiar as mulheres na animação é essencial para o compromisso da Disney de capacitar a próxima geração de contadores de histórias”, afirma Meredith Roberts, vp executiva de animação televisiva da Disney Branded Television. “Este apoio ajuda a garantir que uma infinidade de vozes, culturas e perspectivas sejam representadas na animação”, conclui. Esta iniciativa faz parte da Disney Future Storytellers.
Vencedoras do Stories X Women
Por fim, as equipes selecionadas para a mentoria são:
- Karetabla – Argentina. Liderado e produzido por María Rosario Carlino e dirigido por Carlos Zerpa, da Venezuela.
- AIMÓ (AIMO) – Brasil. Liderado por Fernanda Alves Salgado (com a colaboração de Giuliana Danza).
- Jaé Natal! – Brasil. Liderado por Camila Padhila (com a colaboração de Roger Keesse).
- O humano e o androide – Indonesia. Liderado por Theresa Cornelia.
- OARONA – África do Sul. Liderado por Thandiwe Mlauli (com a colaboração de Ángel Pitre).
A Stories x Women tem por objetivo aumentar a diversidade de vozes no mercado de animação em todo o mundo. Além disso, busca promover o acesso à oportunidades internacionais para mulheres, pessoas não binárias e mulheres transexuais da indústria audiovisual das comunidades emergentes.