O-Young Lions 2022, iniciativa oficial do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions que tem o objetivo de prestigiar jovens talentos da indústria da comunicação e contribuir para seu desenvolvimento profissional, revelou os selecionados da etapa brasileira.
Ao todo, o projeto selecionou 12 profissionais entre os mais de 400 inscritos em sete categorias.
Leia também: Cannes é questionado pela ausência de jurados negros
Entre os premiados estão as duplas Enzo Roncari (W3Haus) e Gabriel Rodriguez (Monkey-Land), em Design; Letícia Kohanoski (Tech and Soul) e Leonardo Norato (Suno Paim), em Digital; Lais Castro e Carol Garcia (Itaú), em Marketer; Gabriela Godoy (Beontag) e Heloísa Miro Cardoso (P&G), em PR; e Angelo Giovanni (433 AG) e Johann Stancik (Greenz), em Print, além de Erika Moulin (AlmapBBDO), em Planejamento; e Vivianne Santos (Africa), em Atendimento.
Na edição deste ano, a organização manteve a nova dinâmica de seleção, aplicada em 2021 e que tem como principal objetivo ser mais diversa e inclusiva, proporcionando condições mais igualitárias para todos os interessados e buscando engajar jovens de diversas regiões, gêneros, classes sociais, raças e especialidades.
Realizada de maneira on-line, o que permitiu acesso de pessoas de qualquer lugar do Brasil, a análise dos portfólios manteve 100% do anonimato dos participantes, garantindo um processo de seleção sem qualquer viés, completamente focado nas ideias apresentadas.
Os jovens talentos precisaram criar campanhas em cima de briefings reais, direcionados a três ONGs selecionadas pelo projeto: Vamos Falar sobre o Luto, de São Paulo (SP); AMAR – Aliança de Mães e Familias Raras, de Recife (PE); e Sol Maior, de Porto Alegre (RS).
“Recebemos ideias incríveis, que poderão ser abraçadas por essas entidades e fazer a diferença na vida de várias pessoas. Assim como participar de um projeto como este poderá fazer a diferença na carreira de jovens profissionais brilhantes – uma das grandes metas do Cannes Lions e a principal do projeto dos Youngs”, resslata Emmanuel Publio Dias, coordenador do Young Lions no Brasil ao lado de Celinha Camargo, da Redhook School.
Os selecionados entram para um time que, desde 1995, já levou 461 jovens talentos ao Cannes Lions, muitos deles atualmente sócios ou líderes de agências nacionais e internacionais.
Além de participar da fase internacional da Young Lions Competition, defendendo a liderança do Brasil neste ranking global, algumas duplas e os selecionados das categorias individuais poderão ainda participar da edição presencial do Festival, em Cannes, dependendo do sucesso na busca de patrocínios.
Até agora, só uma dupla tem sua viagem garantida, com patrocínio da JBS. Empresas interessadas em patrocinar e garantir mais vagas aos jovens brasileiros selecionados pelo projeto podem entrar em contato com a organização, apoiando o desenvolvimento desses profissionais e, por consequência, de todo o mercado.