Filme “Um Natal para Acreditar” mostra como o amor por aquilo que se faz pode transformar vidas por completo.
“Ou eu ficava chorando, me lamentando… Ou eu poderia ser feliz. E eu escolhi ser feliz!”.
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A declaração da paratleta Sabrina Custódia traduz perfeitamente a mensagem da nova campanha de Natal da Canon criada pela Dentsu Brasil.
Intitulada “Um Natal para Acreditar”, a comunicação destaca histórias reais de superação, como a do fotógrafo cego João Maia.
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O filme apresenta Sabrina Custódia, Claudine dos Santos e Claudemir Aleixo, pessoas com deficiência física que conseguiram ultrapassar seus obstáculos e hoje se dedicam ao paratletismo.
Além deles, também participa da peça o fotógrafo João Maia que, conhecido por registrar esse tipo de evento, foi convidado pela Canon para fazer fotos desses paratletas e gravar um minidocumentário sobre como a paixão pelo que faz – tanto o esporte como a fotografia – pode trazer inúmeros benefícios e transformar vidas por completo.
“Eu sempre falo que a minha máquina fotográfica é a extensão do meu corpo. E é assim que eu consigo me conectar para que essas pessoas possam ser vistas não como coitadinhas, mas como seres humanos capazes de quebrar os seus próprios recordes.”, diz o profissional no filme.
Mas o que o João não sabia era que a Canon, referência em equipamentos, câmeras e impressoras, com alta tecnologia, estava preparando uma surpresa.
“Primeiro mostramos imagens dos paratletas superando os seus limites e detalhamos o fotógrafo João Maia, que tem deficiência visual, explicando o seu trabalho com uma intensa sensibilidade. Mas aí, veio a verdadeira surpresa quando um dos paratletas traz um presente especial para João: uma câmera fotográfica otimizada para cegos com acessibilidade por meio de leitura das funções por arquivo de voz embutidos no cartão de memória. Em outras palavras: uma câmera fotográfica que fala. Essa tecnologia foi desenvolvida pela Dentsu Brasil, IWS e Canon do Brasil. O momento da surpresa foi emocionante para o fotógrafo e para todos nós que estávamos no set de filmagem.”, revela Filipe Cuvero, VP de Criação da Dentsu Brasil.
Com o objetivo de criar uma história que ligasse uma inovação tecnológica sem precedentes com um relato real de superação pela fotografia, a Dentsu Brasil foi a responsável por idealizar a campanha e esse equipamento único. “Com base em um produto da Canon, criamos esse protótipo de câmera especialmente para o João Maia. Todo o processo levou oito meses de desenvolvimento e o resultado foi incrível.”, conta Cuvero.
“Estamos felizes com resultado desta campanha de Natal. Quem atua com imagem e registro de momentos especiais sabe que sem amor e dedicação não é possível realizar coisas inesquecíveis. O trabalho de João Maia e dos paratletas envolve muito amor e a campanha da Dentsu Brasil deixa isso muito claro. Esperamos que as pessoas se inspirem.”, conta a responsável do marketing da área de consumo da Canon do Brasil, Tânia Abe.
Com produção da Academia de Filmes e direção de Adriana Yanez, o filme será veiculado nas redes sociais da Canon.