Scott Schoeenberger é sócio-gerente e diretor de criação da Bluewater Technologies.
Traduzido por Amanda Passos
É difícil para os consumidores modernos imaginar um tempo antes da internet, TV ou rádio. No entanto, não faz muito tempo que o entretenimento (e até algum marketing de negócios) era teatral e ao vivo. Artistas se apresentavam em tempo real, ocasionalmente trazendo membros da multidão para o ato para aumentar a sensação de emoção.
Com certeza, não perdemos o contato com esses tipos de eventos cativantes e entusiasmados. Em vez disso, fizemos um círculo completo. Veja jogos de esportes profissionais ou shows da Broadway: eles também contam com respostas em tempo real dos espectadores. No entanto, eles não são tão tridimensionais quanto a arte imersiva e experiencial completa.
Como sócio-gerente de uma empresa que ajuda a criar eventos experienciais para empresas em todo o país, costumo usar uma definição mais moderna de arte experiencial. Na minha opinião, a arte experiencial imersiva ou immersive experience combina produção ao vivo, live marketing, teatro e tecnologia.
Algumas marcas e empresas já contam com essa forma de brand experience artística para atingir seus objetivos de marketing. Por exemplo, alguns usam arte experiencial para direcionar o tráfego para lojas físicas, enquanto outros se inclinam para a arte imersiva para adicionar mais emoção, inspiração e espanto aos seus encontros pop-up.
Considere o passeio Kaleidoscape de Meow Wolf. É uma cacofonia bem orquestrada de imagens e aplicativos sensoriais projetados para impressionar o público. E em Washington, D.C., as paredes do saguão do Terrell Place se transformam continuamente para insuflar energia no que poderia ser um espaço de construção comum.
Você pode se ver fazendo as perguntas que estão na mente de muitos profissionais de marketing e negócios: isso realmente importa? Nossa empresa deve se importar com metaverse ? Você mesmo pode encontrar as respostas contemplando como aproveitar a arte imersiva para atingir suas metas de jornada do shopper, vendas, marketing, corporate events e até mesmo design de interiores. Aqui estão apenas alguns dos benefícios:
1. Permite uma infinidade de formatos.
Uma das maiores vantagens de trabalhar com arte experimental e interativa ou virtual reality é que nunca é uma escolha de tamanho único. Em vez disso, é uma plataforma que se baseia em uma ampla variedade de mídias – pense em grandes formatos, multitelas, entrelaçados digitalmente e até apresentações ao vivo clássicas. Em outras palavras, você e sua equipe decidem qual tipo de experiência interativa física será mais apreciada pelo seu público-alvo.
Para decidir que tipo de experiência ressoará com seu público, comece com o que você se sente confortável. Talvez seja uma instalação de arte de grande formato ou uma única experiência interativa. Em seguida, considere quanto suporte você precisará para criar a experiência. Se houver um aspecto de performance ao vivo, você terá que agendar talentos, comercializar os detalhes e contratar suporte técnico.
2. Promove a atividade.
Infelizmente, a maior parte do que chamamos de “entretenimento” hoje cai diretamente no reino passivo. Formatos como TV, cinema e rádio requerem apenas absorção. Pelo contrário, a arte imersiva requer a participação do público. A participação pode ser sobre imersão – explorando e criando aqueles momentos mágicos de admiração – ou física como ter alguém ativando um objeto ou um espaço com um toque. Seja o que for, requer uma jornada, mental e fisicamente.
Se você não tiver certeza de que tipo de atividade incluir, pense nas conversas que deseja que seu público tenha sobre sua marca após a experiência. Você quer entretê-los? Você está procurando uma participação ativa com seus produtos? A marca de restaurantes Le Petit Chef, por exemplo, usa projeções imersivas nas mesas para entreter os convidados.
3. Cria memórias.
Quanto mais você fizer com que as pessoas explorem sua arte imersiva e experiencial, mais provável será que elas se lembrem das emoções que ela despertou. Certifique-se de que aborda a maioria, se não todos, os estilos de aprendizagem VARK (visual, auditivo, de leitura e cinestésico). Pesquisas indicam que a maioria das pessoas tem mais de um estilo de aprendizagem preferido. Envolver vários estilos de aprendizagem ajudará os participantes a se lembrarem do momento e da maneira como se sentiram no momento. E essas memórias retornarão à sua marca.
A loja de brinquedos JouJou em Utah, por exemplo, tem uma série de fotos emolduradas representando monstrinhos coloridos, que ganham vida à medida que você se aproxima. Eles também são instalados no nível do solo para os pequenos interagirem. É uma abordagem simples, mas eficaz, que envolve diferentes estilos de aprendizagem e resulta em muitos sorrisos.
4. Torna o marketing divertido.
Não subestime o valor da diversão quando se trata de criar experiências de marketing incomparáveis ??para seus clientes potenciais e clientes. A arte experiencial e imersiva pode ajudá-lo a melhorar sua reputação em feiras ou eventos corporativos. Se você é um varejista, pode usar esse veículo de arte para atrair compradores e estabelecer o sentimento da marca. Lembre-se, porém, que fazer algo divertido e imersivo não significa que você tenha que ter uma ideia estranha. Criando tensão entreo que é esperado e o que é entregue pode ser uma estratégia eficaz.
O Yotel em Nova York faz um trabalho fantástico ao incorporar iluminação ambiente, conteúdo atmosférico pulsando pelo teto e ativações exclusivas (como um concierge robótico). Essa tensão entre o esperado e o inesperado está no centro de muitas experiências imersivas. Além disso, colocar o controle (mesmo que sutilmente) nas mãos dos membros do seu público cria momentos de diversão. Isso pode ser tão simples quanto permitir que eles alterem a cor em uma tela de grande formato ou tragam seu próprio dispositivo para jogar e alterar o conteúdo em um evento.
5. Não precisa consumir tudo.
Neste ponto, você pode estar a bordo de experimentar a arte imersiva em seu marketing, mas preocupado com o fato de ser uma fera grande demais para enfrentar. Não se preocupe. Você certamente pode começar pequeno. Comece com alguns elementos, sabendo que você sempre pode adicionar mais. Por exemplo, elementos de iluminação controláveis ??podem melhorar o clima, especialmente quando combinados com música. Depois de ter sua iluminação no lugar e se sentir confortável com esse tipo diferente de avenida de marketing, você pode trazer mais aspectos experienciais para a mesa.
Pronto para experimentar um pouco de arte experimental para o seu negócio? Comece o brainstorming. Você pode até solicitar a ajuda de amigos que são músicos, artistas ou artistas. No final do dia, não há uma maneira certa de criar uma experiência imersiva, então deixe sua mente livre. Você pode apenas pavimentar o caminho para a próxima maior história de sucesso da sua marca.