Tecnologia e inteligência artificial são os assuntos do novo episódio do podcast Na Escuta. Essa conversa, que estreia no YouTube às 19h desta quinta-feira (4/4) começou no SXSW, em Austin (EUA), quando os dois convidados conheceram a apresentadora Cindy Feijó, COO do Promoview.
“Ninguém hoje faz nada online sem métricas, então porque no offline a gente ainda faz?”, provoca Thiago Savoldi, Executivo de Negócios do Labof. “Hoje você não calcula o resultado do awareness de marca. Os clientes ainda perguntam se experiência vende”, complementa Ale Valdivia, Co-Founder e Co-CEO da Alice Wonders.
Em um clima de amizade, a dupla compartilha cases de sucesso das duas empresas, que se destacam no mercado de soluções tecnológicas de brand experience. Para o co-CEO da Alice Wonders, que já assinou projetos com a Coca-Cola, Nestlé e Intel, ainda é necessário educar o mercado a respeito das tecnologias disponíveis.
“De repente eu estava concorrendo com agência e a Alice Wonders não é agência. Somos uma empresa de tecnologia. Por consequência, eu aprendi uma dura lição, não tinha orçamento para tecnologia. Assim, não dá para comparar um display de ferro com um display que, se tiver uma tela, já vai custar 5 vezes mais”, conta. Da mesma forma, Thiago Savoldi diz que as empresas perdem oportunidades: “Se você tem uma empresa pequena e ainda não tem pelo menos um Chat GPT, você já está para trás”.
Com novos episódios todas as quintas-feiras, o projeto do Promoview, que conta com patrocínio da MAXI, é o único do país focado em live marketing e brand experience. A nova temporada foi lançada na semana passada, com um episódio sobre as estratégias de brand experience da Heineken.
Métricas das experiências
Durante o episódio, os convidados destacaram a importância da mensuração de dados para avaliar o impacto das experiências de marca. “Você tem que desenhar a experiência de uma maneira que consiga captar os dados sem interromper o consumidor. Sem a experiência ser chata, sem você parar esse consumidor no final e falar ‘posso fazer uma pesquisa?’. Ou ainda, enviar uma NPS uma semana depois, que às vezes você pega uma pessoa em um dia ruim”, diz Thiago Savoldi.
Por outro lado, Alexandre Valdivia enfatizou que, enquanto o resultado das ações for medido apenas nas vendas imediatas, a experiência não será devidamente valorizada. “Nós estamos construindo audiências para o futuro. Hoje em dia a venda não está necessariamente atrelada ao momento. Às vezes você vai gerar uma boa experiência para alguém que não vai comprar agora, mas pode recomendar para outra pessoa ou comprar no futuro”, defende.
Inteligência Artificial
Outro assunto em alta no episódio são as Inteligências Artificiais, como elas impactam o mercado, e, ao final do episódio, os dois dão dicas preciosas de ferramentas. O trio esteve no SXSW e volta cheio de ideias a compartilhar, inclusive sobre robôs humanoides e realidade aumentada (VR).
“A gente nem chegou perto do potencial do VR. Olha o Apple Vision, a computação espacial, o metaverso…”, diz o co-CEO do Alice Wonders. “Era uma buzzword, por isso todo mundo fez experiência rasa com o que tinha de high tech. As agências queriam fazer só pra dizer que fizeram, mesmo sem conhecer. Da mesma forma, as marcas fizeram só para dar check, ninguém teve resultado e o assunto morreu no Brasil”, complementa o executivo de negócios do Labof.
Sobre os convidados
Alexandre Valdivia, Diretor de Experiências do Retail Design Institute e Professional Daydreamer, também é co-Founder da Alice Wonders, uma empresa de tecnologia que desenvolve Experiências Hi-Tech e Analytics nos espaços físicos. Entre clientes como Nestlé, Intel, Bauducco e LG, já entregou projetos reconhecidos e premiados globalmente – como a Flagship de Kit Kat mais digital do mundo e ativações na China e no Oriente Médio.
Thiago Savoldi tem mais de 20 anos de experiência em empresas líderes como Veste SA, Portobello, Seara e Cargill. Com uma carreira em Marketing, Inovação e Estratégia de Negócios, sua missão é transformar realidades, catalisando crescimento e inovação. Atualmente, como Executivo As a Service e líder da Área de Marketing do LabOf, traz insights sobre transformar realidades empresariais e pessoais, impulsionando crescimento através da aplicação prática de tendências emergentes.