Através uma parceria entre ABB, Coca-Cola e Volvo Trucks, o Papai Noel está em um caminhão 100% elétrico levando os cumprimentos natalinos para toda a Itália.
As estações da ABB integram infraestrutura de carregamento do país que fornecerá energia ao Caminhão de Natal da Coca-Cola, enquanto ele faz o trajeto de norte ao sul do território italiano, para mostrar que os veículos elétricos podem ser uma opção viável de transporte sustentável.
O primeiro passeio de caminhão totalmente elétrico da Coca-Cola vai percorrer um total de 1.300 km.
O caminhão Volvo completamente elétrico de última geração também vai realizar paradas nas instalações da ABB para recarregar de maneira sustentável: uma recarga elétrica produzida através de fontes 100% renováveis que abastecem todas as instalações da ABB na Itália desde 2019.
O modelo escolhido é o Volvo FL Electric, que é extremamente silencioso e versátil no perímetro urbano, graças à sua facilidade de manobrar e fluidez na condução, o que o faz ideal para a entrega rápida de presentes de Natal, até 16,7 toneladas, devido à potência de 200 kW (que corresponde a 272 hp) fornecida pelas quatro baterias que produzem 265 kWh.
O caminhão de Natal da Coca-Cola vai usar diversas tecnologias de carregamento – das mais velozes disponíveis atualmente no planeta, produzida pela ABB em sua fábrica italiana em Valdarno para o mercado global, a carregadores rápidos e caixas de embutir que podem recarregar veículos elétricos no meio de longas paradas, que costumam ser feitas durante o período noturno.
A ABB vai doar duas estações de recarga à cidades locais em que o Tour Mágico fizer suas paradas, para apoiar a transição desses municípios para o transporte sustentável.
A iniciativa integra o compromisso da ABB com sua Estratégia de Sustentabilidade 2030, que requer uma transição global para a redução de emissões através da utilização de energias renováveis, avanços na eficiência energética do local e eletrificação completa de sua frota automotiva, que atualmente corresponde mais de 10.000 veículos.
Além desse compromisso, a ABB tem o objetivo de ajudar os clientes a diminuir suas emissões em 100 megatons de CO2 por ano – o que é igual a tirar 30 milhões de carros a combustão das estradas.