Taobao, uma plataforma de e-commerce de propriedade da Alibaba, está realizando os últimos testes antes de lançar seu primeiro produto de live streaming no metaverso. De acordo com um relatório, se tudo transcorrer conforme o previsto, o projeto deverá ficar on-line durante o próximo festival de compras do Ano Novo.
Desde o começo do ano, a Taobao lançou diversas vezes produtos relacionados ao metaverso. Os aplicativos de e-commerce de live streaming construíram em conjunto um espaço virtual chamado TaoLive City. Neste espaço virtual, há ruas de comércio e telas de publicidade. Os usuários podem entrar diretamente neste novo mundo virtual com um avatar virtual, ir às compras, concorrer a sorteios de prêmios e interagir com pessoas desconhecidas.
TaoLive-City tem um estilo cyberpunk e consiste em oito cenários, que incluem ruas comerciais e uma impressionante roda gigante. Ao seu redor são distribuídas diversas salas de convivência com suas próprias características. Marcas como Tissot e mais de 10 live streamings do Taobao se juntaram à plataforma.
Além da TaoLive City, durante o festival de compras, a Alifish, uma plataforma de serviços de comércio on-line de direitos autorais lançada pela AlibabaFotos, também trabalhou com a AlibabaDAMO Academy XR Lab para lançar pela primeira vez um palco de IP virtual alimentado pela tecnologia de Realidade Virtual através do “IP New Power” da Taobao e construir um bloco virtual imersivo.
Além da Alibaba, o BaiduAI Cloud também promove suas próprias soluções nos setores de vestuário, doméstico, digital e outros. Outras empresas chinesas líderes como Tencent, JD.com, Meituan, Pinduodu e Kuaishou também estão impulsionando os negócios relacionados, mas ainda não tomaram atitudes relacionadas com os produtos.
O omnichannel agora se transforma no e-commerce no metaverso e em live streaming, características dos novos multiversos.