A Ambev – uma das maiores fabricantes de bebidas do mundo – está utilizando Inteligência Artificial (IA), desde 2018, nos processos de seleção de candidatos e gestão de talentos, com o propósito de trazer inteligência para a área de pessoas.
A startup responsável pelo trabalho é a Rocketmat – empresa americana de Inteligência Artificial especializada em analisar dados de pessoas originados da carreira, educação e performance.
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Selecionada em 2018 dentre várias outras startups que participam rotineiramente dos projetos da Ambev, a Rocketmat foi escolhida para ajudar, por meio de seus algoritmos, a identificar os comportamentos e competências necessárias para a atuação em ambientes produtivos automatizados e tecnológicos, denominadas “fábricas do futuro”.
Para isso, modelou dois tipos de algoritmos capazes de mapear as características individuais de cada colaborador, a fim de compreender os níveis de soft e hard skills em equipes, áreas de atuação e de todas as unidades cervejarias.
Esse movimento permitiu também o melhor entendimento quando as etapas de avaliação de desempenho e o aprimoramento do o método de gestão da carreira dos funcionários.
Um outro algoritmo também foi implementado no processo de recrutamento e seleção, visando analisar o match existente entre o candidatos e as características inerentes exigidas pela empresa, possibilitando, desde a integração dos novos colaboradores, à melhor medida de forma de desenvolvimento das competências mapeadas, atuando nas deficiências e potencializando as qualidades dos profissionais, com foco sempre no desenvolvimento do Ser humano.
“A Rocketmat está em três momentos com a Ambev: Recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e analytics. O trabalho da Rocketmat trouxe análise e inteligência para o nosso treinamento e desenvolvimento, também fazendo um papel importante, agora que temos um volume de dados: eles são responsáveis pelas análises sobre quem contratamos e quem promovemos.”, enfatiza o diretor de Gente e Gestão da Ambev, Daniel Spolaor.
Além da melhoria no processo de contratação, trazendo eficiência operacional, ocorreu a ampliação da diversidade no corpo de colaboradores. Com a maior assertividade, o tempo de contratação foi reduzido de 45 para 23 dias.
Foram 200 profissionais selecionados usando a ferramenta como recurso, com o perfil tanto de primeiro emprego (em torno de 18 anos de idade) como mais sêniors (média de 47 anos), com mais de 75% de match da companhia.
“Nosso trabalho é mapear um conjunto de comportamentos que fazem sentido para um drive de alta performance, focando em qualidade, segurança e sustentabilidade. Utilizamos a Inteligência Artificial para ajudar a descobrir as lacunas nas competências das pessoas, dentro do perfil de sucesso definido pela companhia.”, afirma o sócio da Rocketmat, Tiago Machado.
O projeto está em modelagem de expansão para atuar em países diferentes onde há plantas industriais da companhia em operação na América do Sul.
Seu desafio é entender as diferenças entre estruturas produtivas e culturais distintas e contribuir para um alinhamento de estratégias que permitam a melhoria da eficiência produtiva das unidades assim desenvolver o capital humano em termos técnicos e comportamentais.
Universidade Ambev
A Universidade Ambev faz a curadoria de mais de 100 programas, internos ou externos, no Brasil e exterior. Um exemplo do que é feito: a jornada de seleção dos programas de treinamento de Supply, Logística, Gente e Financeiro para os líderes das cervejarias.
As inscrições voluntárias, guias de estudos e carreira completos, feedback personalizado para todos dos candidatos, lives com os gestores para tirar dúvidas e reduzir a ansiedade, também tem o apoio da Rocketmat utilizando Inteligência Artificial.
O candidato determina se é hora de participar e tem todo o apoio para se preparar, gerando autonomia e desenvolvimento. Ao final, os aprovados passam por treinamentos, de ponta a ponta, em suas áreas, funcionando como uma espécie de acelerador de carreira.
“O mapeamento da capacidade de desenvolvimento desses colaboradores é feito em conjunto com a Universidade corporativa da Ambev. O trabalho visa ter pessoas engajadas no negócio, satisfeitas e felizes no desempenho de suas atividades.”, explica Tiago Machado.