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Americanas avança em multicanalidade

Com inteligência artificial, computer vision, câmeras e sensores, unidade Ame Go, inaugurada no RIOgaleão, propõe o fim das filas e do checkouttem.

A Americanas S.A. inaugurou na terça-feira, 23, a nova loja Ame GO, no Aeroporto Internacional Tom Jobim – o RIOgaleão. 

Com tecnologia desenvolvida pela Ame Digital, fintech de negócios da companhia, a loja será a primeira autônoma a operar em ambiente de alto fluxo. 

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O conceito do novo estabelecimento é não ter vendedores, nem fila e checkout.

“O ano de 2020 contribuiu para relevantes mudanças no comportamento de consumo das pessoas e impulsionou a estratégia de multicanalidade da Americanas S.A., que conectou o mundo físico ao digital para uma experiência de compra mais conveniente, rápida e segura. Com a Ame Go, o objetivo da Americanas S.A. é fortalecer o seu compromisso com a oferta de uma experiência de consumo multicanal única.”, diz a companhia.

Funcionando-com inteligência artificial, computer vision, câmeras e sensores, a Ame Go oferece uma jornada do cliente diferente, onde o app Ame Digital libera o acesso à loja por QR code, as câmeras reconhecem a biometria corporal, e sensores e balanças identificam quando o consumidor faz a retirada dos produtos da prateleira. 

A loja tem Wi-Fi próprio e o valor das compras é debitado no app, após a saída do cliente.

Inspirada em uma tendência global de trazer mais conveniência e digitalização aos clientes, a Ame Go apresenta tecnologia customizada para um perfil de cliente específico, o brasileiro. 

Testada há dois anos em ambientes controlados, a loja é resultado da parceria com a startup americana Zippin, especializada em modelos autônomos.

“Com este modelo, a Americanas S.A. busca evoluir neste processo constante de aprendizado com o cliente e seguir desenvolvendo tecnologias disruptivas para o futuro. A companhia tem uma capilaridade enorme e uma velocidade de expansão da plataforma física que são únicas. Isso, hoje, permite experimentar estes diferentes modelos e tecnologias para uma jornada de consumo cada vez mais customizada e conveniente.”, explica a companhia.

A loja fica localizada no embarque doméstico, em um espaço de 35 metros quadrados pensado para atender 100% dos passageiros, visitantes e as quase oito mil pessoas da comunidade aeroportuária.