O BIG Festival, maior festival de games, criação e networking na América Latina, finalizou a sua 10ª edição com números representativos para a indústria dos games no Brasil.
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O evento, que foi realizado de 7 a 10 de julho no São Paulo Expo, recebeu aproximadamente 30 mil visitantes durante os 4 dias de festival e atingiu a marca de 120 milhões de interações nas redes sociais e mais de 300 milhões em perfis de parceiros.
Com-o objetivo de fomentar negócios na indústria de games local, o BIG Festival 2022 foi responsável por intermediar milhares de encontros profissionais entre empresas nacionais e estrangeiras.
No total, 6 mil reuniões de negócios foram agendadas no festival que teve o número recorde de 669 empresas participantes, das quais 429 eram brasileiras. Mais de 1.300 profissionais do mercado de jogos marcaram presença no BIG.
“O BIG Festival 2022 foi um sucesso. Esta edição quebrou recordes, reuniu centenas de empresas do setor em um só lugar e deu visibilidade a diversos jogos indies. A pesquisa de resultados, que está em andamento, indica que vamos ultrapassar a marca de US$ 65 milhões em movimentação nas rodadas de negócios, superando a última edição presencial”, declarou Gustavo Steinberg, diretor do BIG Festival.
Além do sucesso da edição presencial do evento, em suas ativações on-line o BIG Festival obteve mais de 1,2 milhão de visitas. O festival teve inserções e ações especiais na Play Store, App Store, Steam, Xbox Store e Pokémon GO.
No decorrer do evento os visitantes tiveram a oportunidade de jogar mais de 200 jogos, incluindo títulos de produtoras independentes e games AAA, tirar fotos com celebridades como Gaules, Nobru e Tiago Leifert, testar games inéditos, assistir a mais de 120 horas de palestras com grandes nomes da indústria como Shuhei Yoshida, Takashi Tokita, David K. Lam e David Brevik, participar de interações exclusivas em estandes distribuídos pelo festival e muito mais.
Sob a chancela do Proac ICMS e da Lei de Incentivo à Cultura, o BIG Festival contou com o patrocínio Master da Ripio; patrocínio Gold do Magalu Games, Bis, Claro, Fini e ApexBrasil; patrocínio Silver da DX Gameworks; apoio Diamante do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, parceria com Abragames – Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais através do Projeto Brazil Games, uma colaboração com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ApexBrasil; realização Bits Produções, Omelete, SPCine, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.