A tradicional marca de cervejas Budweiser é mais uma gigante a anunciar o seu interesse pela web 3.0. A empresa vendeu, na segunda-feira, 29, a sua primeira coleção de NFTs, que, segundo a própria companhia, servirão como uma espécie de convite para o “Budverso” – o metaverso oficial da cervejaria.
Em agosto, a Budweiser já tinha comprado um NFT de uma obra de arte de Tom Sachs, famoso artista que já trabalhou em parceria com a Nike, além de ter adquirido também um endereço customizado para sua carteira na rede Ethereum – o beer.eth.
Leia também: NBA e Budweiser preparam novidades para a temporada
Agora, a empresa dá um passo ainda mais ousado, com uma coleção de NFTs próprios e a provável entrada no metaverso.
A coleção de NFTs, chamada “Budverse Cans: Heritage Edition” (algo como “Latas do Budverso: Edição Especial“), contém 1.939 tokens não-fungíveis, únicos e colecionáveis, em referência ao ano em que a empresa começou a vender cervejas em lata, e esgotaram em poucos segundos.
Os preços iniciais variavam entre 499 e 999 dólares, de acordo com o nível de raridade do token, e poderão ser revendidos livremente por seus proprietários.
Cada NFT contém uma arte exclusiva, fotos e propagandas antigas, uma linha do tempo com a evolução das latinhas e da marca, entre outras coisas.
Além disso, os seus proprietários ganharão benefícios exclusivos, que ainda serão anunciados: “Esses NFTs servirão como a sua chave para o Budverso e podem desbloquear benefícios, recompensas e outras surpresas exclusivas.”, disse a companhia que, segundo o site Decrypt, também reforçou que apenas pessoas com mais de 21 anos podem participar da promoção.
Os NFTs da Bud foram emitidos na rede Ethereum e negociados na plataforma OpenSea, a maior do gênero no mundo. A cervejaria também renomeou sua página norte-americana no Twitter, utilizando o seu endereço no blockchain como nome.
Esse tipo de token em blockchain é parte fundamental dos metaversos, já que são os NFTs que permitem que cada participante desses universos digital tenha posse de alguma coisa, seja um pedaço de terra, uma roupa diferente para seu avatar ou até um megaiate de milhões de reais.
A Budweiser não deu maiores detalhes sobre os planos da companhia para o metaverso, mas o termo “Budverso” já deixa claro que isso é algo na mira da marca, que pertence à Anheuser-Busch.