A CES, um dos eventos tecnológicos mais influentes do mundo, teve fim neste domingo, dia 8, e deixou muitos de queixo caído. O público deixou de lado a preguiça de ano novo e foi conferir diversas novidades de marcas referências do varejo eletrônico, como Samsung, Acer, Intel e muito mais.
Durante cinco dias, Nevada foi palco de robôs assistentes, headsets de realidade virtual, carros independentes e outros produtos que fizeram parecer que os corredores da CES 2023 estavam repletos de mágica.
Não é surpresa que o metaverso seria o assunto dominante da CES, mas a presença do universo digital no evento está mais pragmática do que exagerada.
Marcas como IBM, L’Óreal e várias montadoras estão mostrando como a tecnologia do metaverso pode ser usada em aplicativos de forma sutil, mas que aprimoram a experiencia do usuário de forma significativa.
A BMW, que no ano passado apresentou um carro que mudava de cor, que podia ficar branco, cinza ou preto rapidamente, avançou rapidamente nos últimos 12 meses e essa tecnologia agora permite 32 cores diferentes e com padrões e cores possíveis. Mas na edição de 2023 não foi isso que mais impressionou.
O BMW i Vision Dee é um futurístico sedã médio, em uma linguagem de design minimalista.
O nome “Dee” significa Digital Emotional Experience (Experiência Emocional Digital), que tem o objetivo de criar um vínculo ainda mais forte entre as pessoas e seus carros.
Pet´s poderão conversar com seus donos
Você já se perguntou o que seu cachorro diria se pudesse falar com você?
Os botões vêm em um tapete de plástico em forma de hexágono chamado hextile. Hextiles podem ser conectados uns aos outros para formar uma coleção maior de botões.
Sombrancelhas perfeitas
A L’Oreal’s Brow Magic trouxe realidade aumentada para design de sobrancelhas.
O aplicativo da empresa escaneia seu rosto e usa AR para fazer recomendações personalizadas para opções de forma, espessura e efeito. Você aplica um primer e, em seguida, o dispositivo Brow Magic usa 2.400 bicos minúsculos para escovar e pintar as sobrancelhas.
Você pode selecionar designs de sobrancelha com várias formas, espessuras e efeitos (semelhantes a microblading e microshading) usando realidade aumentada. Depois de selecionar a maquiagem de sobrancelha desejada, basta passar a impressora pela sobrancelha e ela imprime sem som. É facilmente removido com água e sabão. Isso me lembra a tecnologia Procter & Gamble Opté que pode imprimir maquiagem nas manchas da idade.
A L’Oreal desenvolveu o Brow Magic em parceria com a Prinker, que fabrica um dispositivo que aplica rapidamente tatuagens temporárias.
A maquiagem da Brow Magic, que deve ser lançada ainda este ano, pode durar até dois dias e ser retirada com demaquilante comum.
A L’oreal também exibiu o Hapta, que é um dispositivo de acessibilidade projetado para pessoas com deficiências, como movimentos limitados das mãos. É uma espécie de bastão de selfie, mas segura o batom. Você pode usá-lo para aplicar batom, mesmo que tenha habilidades motoras limitadas. O dispositivo Hapta será lançado ainda este ano.
Tecnologias para cheirar e tocar são mais um passo no metaverso
O metaverso – essencialmente uma palavra da moda para comunidades virtuais tridimensionais onde as pessoas podem se encontrar, trabalhar e se divertir – foi um tema-chave durante a CES, encontro de tecnologia de quatro dias em Las Vegas
Óculos AR TCL RayNeo X2
É consenso que o metaverso vai precisar de gadgets para seu primeiro grande passo. Talvez por isso o estande da TCL na CES estava constantemente com dezenas de pessoas ao redor. A curiosidade estava em torno do RayNeo X2 AR.
Muito mais leves do que o protótipo, estes novos óculos são confortáveis. Ao ligar um menú aparece à sua frente.? E ele traduz idiomas!
Bernard Evans relatou em suas redes sociais: “Fui direto para a tradução e pedi ao meu anfitrião para falar comigo em chinês. Ele fez, e nós tivemos uma conversa. Eu ouvi chinês, vi nos meus óculos o que ela estava dizendo, mas em inglês. Consegui me comunicar por minutos em uma conversa de ida e volta”.
Cheirar e tocar dão o tom do próximo estágio no metaverso.
HTC também está nesta corrida e revelou um headset de realidade virtual de última geração que visa competir com o líder de mercado Meta, e várias outras empresas e startups divulgaram óculos de realidade aumentada e tecnologias sensoriais que podem ajudar os usuários a sentir – e até cheirar – em um ambiente virtual. ambiente.
Entre eles, a OVR Technology, com sede em Vermont, exibiu um fone de ouvido contendo um cartucho com oito aromas primários que podem ser combinados para criar aromas diferentes. Está programado para ser lançado ainda este ano.
Uma versão anterior, focada nos negócios, usada principalmente para comercializar fragrâncias e produtos de beleza, é integrada aos óculos de realidade virtual e permite que os usuários sintam o cheiro de qualquer coisa, desde um romântico canteiro de rosas até um marshmallow assando na fogueira de um acampamento.
A empresa diz que pretende ajudar os consumidores a relaxar e está comercializando o produto, que vem com um aplicativo, como uma espécie de spa digital misturado ao Instagram.
“Estamos entrando em uma era em que a realidade estendida impulsionará o comércio, o entretenimento, a educação, a conexão social e o bem-estar”, disse o CEO e cofundador da empresa, Aaron Wisniewski, em comunicado. “A qualidade dessas experiências será medida por quão envolventes e emocionalmente envolventes elas são. O perfume as impregna com um poder incomparável.”
Mas usos mais robustos e imersivos do perfume – e de seu primo próximo, o sabor – estão ainda mais distantes no espectro da inovação. Especialistas dizem que mesmo as tecnologias de realidade virtual que são mais acessíveis estão nos primeiros dias de seu desenvolvimento e muito caras para muitos consumidores comprarem.
Esteira dobrável: acabe com as desculpas para fugir do treino
Se você quer uma esteira, mas não tem muito espaço, o WalkingPad oferece uma solução – uma esteira leve que pode ser dobrada em duas quando não estiver em uso e armazenada contra a parede ou embaixo da cama.
O WalkingPad atinge velocidades de 12 km/h (7,5 mph). Ele também inclui um suporte removível para celular ou tablet e acompanha seus exercícios em um aplicativo gratuito. Seus criadores o imaginam ajudando os trabalhadores remotos a ficarem em forma em casa.
Uma versão inicial do WalkingPad se tornou viral no TikTok quando os influenciadores o adicionaram a vídeos sobre suas rotinas diárias de trabalho em casa…
Veja na galeria abaixo imagens dos visitantes interagindo com os novos lançamentos da CES 2023.