Tech

CNN Brasil inova ao entrar no mundo virtual 3D

Pela CNN Soft, a empresa produzirá uma série de webseries e metacasts na primeira metade do ano, em iniciativa liderada pela apresentadora e especialista em tecnologia Rita Wu.

A CNN Brasil divulgou que lançará um projeto no metaverso no primeiro semestre deste ano, permitindo que os usuários vivam e realizem atividades em um ambiente totalmente virtual, em iniciativa comandada por Rita Wu, apresentadora e especialista em tecnologia.

A ideia surgiu quando Wu anunciou que iria se casar no metaverso, o que o tornou o primeiro casamento latino-americano em realidade virtual. O evento será realizado no Decentraland, uma das maiores e mais reconhecidas metaversos do planeta atualmente.

Leia também: Meta quer melhorar rastreamento ocular e facial

A cerimônia marcará a união com André Mertens, que também trabalha com tecnologias digitais. O acontecimento, com um número quase ilimitado de convidados, ocorrerá na segunda quinzena de fevereiro.

“A intenção é tornar todo o processo de casamento divertido para aprender e inventar coisas diferentes. Além disso, temos amigos em diferentes partes do mundo e assim podemos reunir todos no mesmo ambiente e no mesmo horário”, disse Wu.

A-criação, desenvolvimento e execução da cerimônia virtual será acompanhada pela equipe digital da CNN Brasil, que produzirá uma websérie que mostrará os bastidores da preparação do evento no metaverso, assim como a cobertura do casamento e as inúmeras possibilidades que a realidade virtual traz como inovações.

A produção será mais um lançamento da CNN Soft, braço de conteúdo da CNN para informação e entretenimento.

“Com a pandemia, o virtual ficou mais poderoso e facilitou as conversas para que as pessoas pudessem interagir de diferentes maneiras. Além disso, o metaverso é um ambiente para aproximar as pessoas, quase sem limites, facilitando a realização de shows e eventos dos mais diversos tipos”, acrescentou a especialista.

Como exemplo, ela citou o show virtual do rapper americano Travis Scott no Fortnite em 2020, visto por 14 milhões de fãs.

A equipe da CNN Soft já está produzindo uma série de metacasts, que são podcasts publicados no universo virtual. O metacast de oito episódios da CNN continuará disponível em plataformas de áudio tradicionais.

O objetivo da produção é explicar de forma didática o que é o metaverso, que perspectivas a nova tecnologia trará para a humanidade e revelar os impactos não só na vida cotidiana das pessoas, mas também no mundo dos negócios.

O casamento de Rita Wu é um exemplo do que pode ser feito em um metaverso. Muitas empresas já fazem ações de jogos, pois é importante que as marcas estejam onde o público está.

Além de eventos e outras atividades específicas, as empresas também vendem seus produtos virtuais, como roupas, calçados, acessórios, terrenos, casas e veículos, e muitos desses itens, que são colecionáveis, podem alcançar valores impressionantes.

A apresentadora considera o metaverso um ambiente perfeito para o casal. “Queríamos que os convidados tivessem uma experiência única, inovadora e, acima de tudo, divertida. Desde a escolha do local, até como os convidados serão representados, é um exercício criativo que estamos gostando de fazer”, disse ela.

Os noivos vão encomendar roupas de um estilista do mundo real e todas as despesas, como se fosse um casamento na realidade física, serão pagas com criptomoedas, que é como as transações financeiras acontecem dentro do metaverso.

A CNN Brasil fechou 2021 com 250 anunciantes e aumentou sua receita em 76%.

Em seu primeiro ano completo de operação no país, a CNN Brasil transmitiu mensagens de 250 anunciantes em seus intervalos comerciais e espaços publicitários.

O número, referente ao ano de 2021, representa um aumento de 45% no número de parceiros anunciantes em comparação com o ano anterior. Em 2020, de março a dezembro, o canal de notícias transmitiu comerciais e ações de 172 anunciantes diferentes.

Apesar de o canal não fornecer detalhes sobre os valores movimentados por essas marcas no decorrer de 2021, ele revelou que as receitas no ano passado foram 76% superiores àquelas registradas pelo canal em 2020.