Muitas pessoas acreditam que a última mudança de protótipo para a internet já está em andamento: o metaverso, eles declaram, está prestes a se tornar realidade. Quando as empresas investem em uma plataforma e a mídia anuncia um momento, é sensato esperar e avaliar se a realidade condiz com a publicidade.
No entanto, se este é o momento “meta” – ou seja, se facilita algo que as pessoas realmente desejam – é razoável fingir que um grande número de empresas está considerando o que é o metaverso e se devem ou não participar dele. . Mesmo saber por onde começar pode ser assustador para as marcas, considerando como orientar essa nova fronteira.
O-conceito fundamental do metaverso é simples. Em palavras simples, o metaverso é uma experiência persistente, imersiva, tridimensional (3D) e virtual na internet que não existe no mundo real. O Metaverse nos ajuda a jogar, trabalhar, conectar e comprar coisas. Cada entidade individual que cria um mundo virtual atua com seu próprio conjunto de acesso, associação, direitos de monetização e formatos de expressão criativa, o que indica que as especificações técnicas e comerciais variam notavelmente. O metaverso refere-se ao conceito que engloba esses mundos e experiências distintas, bem como o reconhecimento de que estamos entrando em uma paisagem mais substancial e imersiva do que nunca.
O que as marcas podem fazer imediatamente são os seguintes:
Escolha seus Objetivos.
Considere quanto tempo seu público-alvo passa seu tempo no metaverso e ajuste sua velocidade de ataque de acordo – marcas que atendem a demografia mais jovem, por exemplo, provavelmente não têm o luxo de ficar de fora do metaverso por um longo período de tempo. Quem são seus públicos-alvo e quais comportamentos estão em alta atualmente em seus clientes em potencial que indicam a rapidez com que você pode entrar no metaverso?
Seja Competitivo.
Depois de discutir os exemplos em que o grupo de empresas realiza ações no metaverso – como uma apresentação em uma reunião de liderança – para despertar o interesse da equipe executiva, grande parte do espaço pode ficar apavorado, principalmente quando NFTs e blockchain estão envolvidos.
Investigue as aplicações.
Como empresa, regule se o metaverso ajuda você não apenas a experimentar coisas novas, mas também a aumentar seu propósito ou listas de metas de longo prazo, como sustentabilidade, que são perfeitas para muitos aplicativos de metaverso. Quase todo CMO fará ou fará em breve um compromisso público com ESGs relacionados à sustentabilidade, e em breve eles serão significativos.