O Brasil possui, atualmente, cerca de 40 milhões de bicicletas, de acordo com levantamento da Bicycle Guider.
Mesmo assim, somente 7% dos brasileiros, o que equivale a menos de 15 milhões de pessoas, usam a bike como meio de transporte principal, conforme estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Leia também: Romário lança figurinhas virtuais em tokens
A-Compass UOL, uma empresa especializada em soluções tecnológicas ao mercado corporativo, com o objetivo de incentivar o uso das bikes em atividades cotidianas, criou o aplicativo Cryptobike, que recompensa o uso da bicicleta com quatro NFTs diferentes que são conquistadas de acordo com a quilometragem percorrida.
Com download gratuito e disponível para o mundo inteiro, o app contabiliza a quilometragem percorrida pelo usuário e a transforma nas NFTs, que são bens virtuais exclusivos com certificado digital de propriedade, que celebram cada bioma do meio ambiente. O percurso completo foi chamado “Tour de Terre”.
“Diferente do Tour de France – que nos serviu de inspiração -, no Tour de Terre não há limites de território. Qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, seja no asfalto, na ciclovia ou nos pontos mais remotos de chão batido, está convidada a trocar os meios de transporte poluentes pela bicicleta e pedalar pelo planeta. No final das contas, conectamos tecnologias estado-da-arte para gerar NFTs que são excelentes recompensas para o importante gesto de contribuir com a sustentabilidade”, revela Alexis Rockenbach, CEO da Compass UOL.
Os NFTs revolucionaram o mercado da arte digital e o impacto negativo ao meio ambiente devido ao seu significativo gasto de energia ainda é infinitamente menos poluente do que o causado pelos automóveis. Com a substituição de carros nas ruas por ‘Tokens Não-Fungíveis’, o NFT vira prêmio para o usuário que pedalar cada vez mais e chama a atenção da sociedade e do mercado à necessidade de alternativas menos poluentes.
Para concluir a Tour de Terre, o ciclista deve percorrer 3.328 quilômetros, separados em quatro etapas. Ao completar os 166 primeiros quilômetros, o usuário recebe o NFT que representa a flora. Com 333 quilômetros, conquista-se o NFT das rochas. A penúltima etapa é a do NFT das geleiras, onde para alcançá-la, é necessário pedalar por 998 quilômetros. A quarta e última fase do tour faz referência aos corais e oceanos.
A ação tem o objetivo de posicionar a Compass UOL como uma companhia geradora de tecnologias disruptivas.
O app já está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS. Depois do download de app Cryptobike by compass, será necessário realizar uma sincronização de dados com a plataforma Strava, que fornecerá todos os detalhes de cada pedalada, como inclinação, tempo, distância e calorias.