Tech

Confira os lançamentos da GM na CES 2022

A GM está se transformando de uma produtora de veículos para uma marca de plataformas de inovação.

A presidente e CEO da General Motors, Mary Barra, em palestra virtual hoje na CES 2022, deu maiores informações sobre as mudanças que estão a caminho enquanto a sociedade se move em direção à adoção massiva de veículos elétricos.

A GM passou de produtora de veículos para uma empresa de plataformas de inovação. 

“A tecnologia impulsionada por propósito mudará o mundo”, afirmou Deborah Wahl, diretora de marketing global da GM.

“A-GM está redefinindo como as pessoas e as mercadorias são transportadas. Nosso compromisso com uma visão de mundo com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento, nos colocou na posição de liderar esse processo. À medida que implementamos nossa estratégia de crescimento, temos a oportunidade e a obrigação de criar um futuro melhor para as próximas gerações. Esse é o efeito Ultium.”, acrescentou ela. 

A mensagem “Ultium Effect” da GM dá o rumo da experiência virtual da empresa na CES, que pode ser acessada em GMExhibitZero.

O site mostra as ondas de mudança que tiveram início com a introdução da plataforma Ultium EV da GM no começo de 2020.

A Ultium, que há pouco tempo foi reconhecida pela Fast Company como “a próxima coisa importante na tecnologia em 2021”, é a base de veículos como a picape GMC HUMMER EV Edição 1 e o BrightDrop EV600, que chegaram às garagens dos primeiros clientes no fim do ano passado, além do Cadillac LYRIQ, cujas entregas começarão neste ano. 

O principal acontecimento da GM na CES 2022 é a apresentação da Chevrolet Silverado EV, que foi totalmente criada a partir do zero e que usa a mais nova tecnologia Ultium, ideal para veículos elétricos.

Com previsão para chegar ao mercado norte-americano em 2023, a picape estará disponível em duas versões RST e WT, esta última específica para frotistas.

As duas, porém, oferecem uma combinação inovadora e impressionante de desempenho, robustez, tecnologia e estilo.

A Silverado EV vai permitir uma autonomia estimada de mais de 640 quilômetros com uma carga total, capacidade para oferecer energia até para carregar outros EVs, esterçamento e tração nas quatro rodas, teto panorâmico, sistema que amplia a área de carga ao deixar conectar a caçamba com a cabine, multimídia de 17 polegadas e sistema de atualização remota de sistemas eletrônicos (over the air). 

Confira outras notícias apresentadas na CES: 

  • O plano da GM para atingir a liderança em participação de mercado de EV nos EUA, além da Chevrolet Silverado EV, também vai incluiu o Chevrolet Equinox EV SUV com um preço estimado a partir de 30.000 dólares nos EUA, além do Chevrolet Blazer EV. Esses três produtos vão colocar os EVs da Chevrolet nos dois maiores setores da indústria e em um dos segmentos de crescimento mais veloz nos EUA.
  • A GM está trabalhando para construir um movimento EV além de seu negócio de varejo através do ecossistema BrightDrop, da Chevrolet Silverado EV Work Truck e de vendas de componentes para veículos comerciais e recreativos. Os clientes frotistas incluem FedEx e Walmart (BrightDrop EV 600), além de Enterprise e Quanta (Chevrolet Silverado EV).
  • Com o suporte do portfólio de EVs da marca Chevrolet em rápida ampliação, a GM deseja ser líder em veículos elétricos. Apenas com o seu portfólio de EVs atual e com os próximos lançamentos divulgados — incluindo vans elétricas BrightDrop, Chevrolet Silverado EV, Equinox EV, Blazer EV, Bolt EV e EUV, junto com GMC Sierra EV, GMC HUMMER EVs e Cadillac LYRIQ e CELESTIQ — a GM crê que nenhuma outra montadora atualmente pode se comparar ao alcance do crescente portfólio totalmente elétrico da GM.
  • A GM e sua subsidiária Cruise estão buscando um caminho abrangente para a mobilidade autônoma com a intenção de entregar o primeiro veículo autônomo pessoal da General Motors já durante a metade desta década.
  • O trabalho contínuo da GM e da Cruise em parceria vai gerar economias de escala que diminuirão os custos e farão crescer a qualidade das redes de compartilhamento e entrega da Cruise, enquanto os veículos autônomos irão gerar impactos positivos para um público maior.
  • O Super Cruise estará disponível em 22 modelos das marcas GM até 2023, enquanto o Ultra Cruise, que permitirá uma experiência completa de direção sem as mãos, entra em produção em 2023. O sedã Cadillac CELESTIQ baseado na plataforma Ultium, estará entre os primeiros modelos a serem equipados com esta tecnologia.
  • A GM será a primeira empresa a usar a plataforma Snapdragon Ride™ da Qualcomm Technologies para tecnologia avançada de assistência ao motorista, com software desenvolvido internamente pela GM. Co-desenvolvida pela GM e pela Qualcomm para o Ultra Cruise, a nova arquitetura de computação terá a capacidade de processamento de várias centenas de computadores pessoais, apesar de ter apenas o tamanho de dois laptops empilhados.
  • Expansão do portfólio conceitual da Cadillac com os veículos autônomos InnerSpace e OpenSpace. Estes dois novos conceitos se baseiam no veículo vertical de decolagem e aterrissagem PersonalSpace e no veículo autônomo pessoal SocialSpace apresentado na CES no ano passado e, juntos, os quatro ilustram um futuro potencial para viagens multimodais de luxo quando a plataforma Ultium EV e o software Ultifi da GM são combinadas com tecnologia de direção autônoma.
  • Novos exemplos de possíveis experiências do cliente habilitadas pelo Ultifi, plataforma de software veicular ponta a ponta da GM que permite a entrega frequente e contínua de recursos definidos por software, serviços e experiências de propriedade. Isso inclui o “Modo de potência máxima”, que recalibra veículos elétricos para aceleração mais rápida; “Escolha seu próprio modo de aventura”, que cria uma caça ao tesouro para descobrir lojas, restaurantes ou pontos de referência e o “Modo Planetário”, que usa o GPS de um veículo para projetar constelações próximas nas telas dos veículos.

“Estamos testemunhando o que é possível quando inovadores e solucionadores de problemas abraçam a oportunidade de mudar o mundo, sabendo que têm as ferramentas e a tecnologia para fazer exatamente isso”, ressaltou Wahl.

“Com essa capacidade, vem a responsabilidade de usá-la. A plataforma Ultium da GM significa que não precisamos mais imaginar um futuro com emissão zero; podemos começar a construí-lo.”, concluiu.