Tech

CVV cria equipe de e-Sports com o objetivo de salvar vidas

Jogadores de grandes equipes profissionais estão recebendo treinamento para ajudar no combate a uma das principais causas de morte de jovens no Brasil e no mundo: O suicídio.

Segundo relatório da OMS – Organização Mundial da Saúde, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos, ficando atrás apenas de acidentes de carro. 

Um cenário que se se tornou ainda mais perigoso com a pandemia do Covid-19 e escancara a importância de olharmos com mais atenção para a saúde mental dos jovens. 

Tudo sobre o mercado de games está aqui.

Segundo o Google, as pesquisas sobre angústia, ansiedade e depressão subiram 98% em 2020, e 77% dos estudantes relatam tristeza, ansiedade ou sobrecarga emocional, segunda a Fundação Lemman/Itaú Social.

A-partir desses dados, o CVV Centro de Valorização da Vida –  sentiu a necessidade de estar cada vez mais próximo desse público desenvolvendo, de forma sustentável, estratégias eficazes de prevenção do suicídio. 

Foi assim que nasceu o projeto batizado de Life Gamers em parceria com grandes equipes de e-Sports do Brasil, por meio de um programa que capacita os jogadores, profissionais e casuais, a perceber sinais em quem precisa de ajuda. 

A ideia é treinar os próprios jovens jogadores, capacitando-os para que percebam quando algum amigo ou parceiro de jogo está numa situação de risco. 

Com equipes relevantes no cenário competitivo de jogos como CS, LoL, PES, Free Fire, Valorant e Rainbow Six, as equipes participantes do Life Gamers tem uma grande base de fãs e jogadores que são verdadeiros influenciadores no mundo dos games. 

Entre os times que já treinaram estão as equipes de diferentes modalidades do Team oNe, Corinthians e-sports, São Paulo F.C. e-sports e Athlético-PR.

O Life Gamers chega ao mês de setembro, mês dedicado a prevenção do suicídio no Brasil, com duas novas parcerias fechadas: Uma para treinar a equipe de Free Fire da Fúria, destaque mundial e um dos principais times do Brasil; outra liderada pela Federação Paulista de Futebol que vai capacitar os jogadores dos 48 times pertencentes a maior liga de PES do Brasil.

Treinamento Life Gamer

Os treinamentos também estão chamando a atenção de grandes streamers que reúnem milhões de seguidores em seus perfis nas redes sociais e querem ter mais conhecimento de como ajudar os fãs que muitas vezes pedem por ajuda através de chats nas lives e comentários.

No programa, os jogadores recebem orientações por meio de lives e palestras com psicólogos e especialistas no assunto, além de treinamentos on-line e acesso a uma série de conteúdos, como a cartilha “Falando Abertamente Sobre Suicídio”

Um vídeo com todo esse conteúdo também está sendo produzido com uma linguagem própria para o mundo dos games para que todos tenham acesso.

“Acreditamos que esta é uma forma eficaz para falar com um público mais fechado para conversas sobre saúde mental. Jovem fala com jovem e quase todos eles estão jogando online. É de extrema importância que eles saibam como ajudar, aprendam a ouvir sem julgamentos e, então, incentivem a procura do CVV ou o suporte de um profissional.”, destaca Carlos Correia, do CVV.

Na cocriação da iniciativa, está a agência Leo Burnett Tailor Made, que assina o projeto com o CVV. Para a ação também estão sendo realizados lives com amistosos entre as equipes treinadas, sempre com intuito de explicar o projeto e passar um conteúdo importante sobre os cuidados com saúde mental para os fãs.

“Com a iniciativa, pretendemos impactar muitas pessoas dentro de um universo bem considerável. Setenta e três por cento dos brasileiros jogam games; desses, quase setenta por cento são jovens.”, complementa Ivan Almeida Filho, head de Marketing da Team oNe.  

“O mundo está sofrendo com duas pandemias: junto com a covid, vêm a depressão e os transtornos psicológicos. Este é um momento crucial para desenvolver iniciativas que ajudem a desmistificar o preconceito, falar abertamente sobre o assunto e estreitar a relação com os jovens por meio da plataforma mais usada por eles: os jogos on-line.”, complementa Tomas Correa, diretor de Criação da Leo Burnett.

Os interessados no projeto podem acessar o site www.cvv.org.br/lifegamers e conhecer as etapas para se tornar um Life Gamer. 

A ideia é que cada vez mais gamers, profissionais, amadores e fãs, entrem nessa corrente do bem e assim  criar a maior e mais forte equipe de e-Sports do mundo.