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Doug Scott discute a experiência com marcas em games

Marketing manager da Twitch fala sobre ações realizadas dentro da plataforma e as tendências para este formato

Os usuários diários do Twitch quase dobraram em 2021, de 17 milhões para 30 milhões, graças aos bloqueios de pandemia e à natureza digital dos jogos online. 

Os profissionais de marketing experientes, por sua vez, aproveitaram a oportunidade. Lexus pediu à comunidade Twitch para projetar uma versão modificada de seu novo modelo IS. Já a  Honda lançou seu novo Civic exclusivamente no Twitch.  E Dunkin’ organizou um torneio ao vivo com desafios e prêmios

Tudo sobre o mercado de games está aqui.

Em meio a todas as novas atividades da marca dentro do serviço, conversamos com Doug Scott, CMO da Twitch sobre o papel da experiência no espaço de jogos no último ano e como ele vê os eventos IRL evoluindo em meio às reaberturas.

Como-o mundo voltando a se abrir, quais as estratégias que você pretende estabelecer daqui pra frente?

Descobrimos que ajudar as pessoas a encontrar o conteúdo certo em nosso serviço é uma tática importante. Do ponto de vista de marketing, estamos direcionando as pessoas para partes específicas de conteúdo e, em seguida, conectando-as aos criadores e / ou outros canais que provavelmente acharão interessantes com base em suas preferências de conteúdo. 

Estamos construindo um processo de marketing de várias etapas para ajudar a promover um envolvimento mais profundo, principalmente entre segmentos de usuários que raramente se envolvem conosco.

No geral, estamos ansiosos para poder envolver nossas comunidades IRL novamente com a realização do TwitchCon que é um grande momento para a comunidade. 

Sabemos que a experiência que as pessoas têm em nossos eventos ajuda a vinculá-las ao serviço e aprofunda seu compromisso com o Twitch.

Como você manteve a comunidade Twitch envolvida no ano passado? Quais experiências tiveram mais sucesso?

Uma das coisas de que mais me orgulho no ano passado é a força e a importância dos eventos IRL para o Twitch. Obviamente, isso desapareceu quando entramos no bloqueio e imediatamente pensamos em como preencher esse vazio para a comunidade com eventos virtuais. 

Em questão de duas a três semanas após o bloqueio inicial, criamos algo chamado StreamAid, que foi projetado para arrecadar dinheiro para o tratamento e alívio do COVID. 

Foi um dos primeiros eventos de arrecadação de fundos após o bloqueio, quando o mundo foi jogado no caos. Foi um dia incrível que arrecadou muitos milhões de dólares para ajudar no alívio da pandemia de COVID.

Nós construímos isso com algo chamado Summer Games Fest. Assim que a E3 foi cancelada, criamos o Summer Games Fest. Isso nos permitiu coletar mais de 40 anúncios diferentes de diferentes editoras e plataformas relevantes para o universo dos jogos. 

Mantivemos um relacionamento consistente de conteúdo para a comunidade de jogos se reunir. E então, quando chegou o outono, em um momento em que tradicionalmente estaríamos fazendo TwitchCon, criamos nosso próprio evento chamado GlitchCon, que é um trocadilho que os usuários do Twitch entenderiam porque o apelido do nosso mascote é Glitch. 

Sete milhões de pessoas compareceram. Foi uma produção de múltiplos canais durante todo o dia que foi uma carta de amor para a comunidade Twitch.

Qual é a experiência recente de uma marca que mostrou um forte envolvimento? 

Um dos meus exemplos favoritos foi quando Lexus se aproximou e fez parceria com estúdios de parceria Twitch e um streamer para projetar uma nova versão de seu IS. 

O “Gamers IS” se tornou essa versão customizada e modificada que eles desenvolveram em colaboração, ao vivo no Twitch, com a comunidade de streaming. 

É um ótimo exemplo de uma marca que se inclina para o que torna o livestreaming e o Twitch interessantes em primeiro lugar, que é a participação. 

Você não é um receptor passivo e inclinado para trás do que está acontecendo. Você tem um papel a cumprir. Foi um ótimo exemplo de como uma marca pode fazer isso – e em grande escala – no Twitch.

Foto: Divulgação