Servindo como um alerta sobre os riscos do agravamento da crise climática e promover a conscientização sobre a urgência de medidas de prevenção e adaptação nas cidades, o Greenpeace Brasil levou os impactos verdadeiros da crise ambiental para dentro do metaverso.
O mapa com a mudanças está sendo oferecido desde terça aos usuários e permanece até sexta, 25 de fevereiro no servidor da Kings Roleplay, incluindo modificações ambientais, sociais e econômicas, com a adição de missões exclusivas com foco socioambiental.
Leia também: Ambev torna materiais de PDVs mais sustentáveis e carbono negativo
A iniciativa possui uma página que reúne informações relacionadas à crise ambiental, além de permitir que os jogadores façam doações para a causa e assinem o novo abaixo-assinado da organização, que tem o objetivo de pressionar os governadores estaduais a decretarem emergência climática.
Los Santos +3ºC, mostra a mais famosa cidade do universo gamer, e seus moradores sofrendo com as consequências dos eventos extremos, como áreas inundadas, reservatórios secos, poluição do ar e uma radical redução da fauna e da flora.
Fora isso, os personagens serão obrigados a usar máscaras, vão cansar mais rápido e terão missões especiais, como resgatar refugiados climáticos e fazer o transporte de água potável.
Segundo os dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o mundo passa atualmente pela última janela de oportunidades para uma tomada de ação que conduza a mudanças urgentes e necessárias para conter a crise climática.
Para o Greenpeace Brasil, o que ocorre em Los Santos+3º é um retrato dos impactos que a sociedade já sofre e vai sofrer de modo ainda mais intenso se ações efetivas não forem realizadas.
“Não podemos nos esquecer de que é papel dos Estados criar medidas de adaptação e desenvolver ações estruturais de enfrentamento à crise climática, e precisamos pressioná-los para que cumpram seu papel”, declara Rodrigo Jesus, porta-voz do Greenpeace Brasil.
“Com esta versão do jogo, queremos conscientizar os jovens de que é em um mundo como esse que viveremos caso nossos governantes não tomem as providências necessárias com urgência. Por isso, precisamos pressionar para que os estados brasileiros decretem emergência climática e que tragam soluções em constante diálogo com a sociedade civil”, acrescenta ele.
A-experiência imersiva teve assinatura da agência VMLY&R, com o apoio técnico do Greenpeace Brasil.
“O primeiro passo para engajar as pessoas é fazer com que elas entendam o problema. Los Santos +3ºC vai permitir que o jogador experiencie aquilo que já vem acontecendo em diversas partes do mundo, mas que, muitas vezes, ainda não está diretamente relacionado à crise climática. Esperamos que a relação entre esses dois temas ganhe força com o jogo”, afirma Rafael Pitanguy, CCO da VMLY&R.
O que está em jogo é o futuro do planeta
As enormes chuvas que têm castigado o Sudeste, Norte e Nordeste, e as ondas de calor no Sul do Brasil mostram exatamente aquilo que a ciência já está alertando há muito tempo: a piora da crise climática vai fazer com que os eventos extremos, como fortes chuvas e longos períodos de secas, sejam cada vez mais intensos e ocorram com uma frequência cada vez maior.
Por causa desse cenário, o Greenpeace Brasil está realizando um abaixo-assinado para pressionar os governadores estaduais a decretarem emergência climática, com cobranças para que sejam criados planos de adaptação e ações estruturais de enfrentamento, principalmente para as populações mais afetadas pelos eventos extremos.
A petição está disponível para assinatura pelo site ou dentro do jogo. A programação de transmissões ao vivo, em colaboração com streamers, também está disponível na página da ação. Para mais informações sobre como acessar o game, confira aqui.