A Globo está ampliando os limites da distribuição de áudio para a radiodifusão no Brasil à medida que o país caminha para a TV 3.0, o sistema de Televisão Digital Terrestre (TDT) de última geração do país.
A plataforma codificadora Kyrion da Ateme está desempenhando um papel fundamental neste impulso ao fornecer codecs de áudio imersivos de baixa latência.
Além disso, a Ateme também está fornecendo tecnologias capacitadoras por trás da experiência de som imersivo que a Globo está atualmente fornecendo aos espectadores durante todas as partidas da Copa do Mundo da FIFA no Catar, realizada de 20 de novembro a 18 de dezembro de 2022.
As-melhores experiências de áudio estão disponíveis para os telespectadores através da televisão aberta comercial no Rio de Janeiro, São Paulo e no mercado de Recife da Globo, com base nos formatos Dolby Atmos e MPEG-H que são oferecidos nos atuais padrões brasileiros da TV 2.5. Estes padrões TDT ajudam a influenciar o mercado de hardware para desenvolver televisores, decodificadores e acessórios para suportar estes recursos avançados.
A tecnologia Ateme de vídeo de baixa latência e codec de áudio imersivo permite experiências de áudio imersivo na TV 2.5 expandida ao vivo, além de proporcionar um canal de transição claro para a TV 3.0.
“A Copa do Mundo é uma grande oportunidade para darmos um passo significativo para melhorarmos a experiência do usuário com o padrão atual de TV e para olharmos para a próxima geração em breve. Agradecemos o apoio de parceiros de confiança como a Ateme, cuja experiência e dedicação nos permitirão concluir este passo crucial para a produção da TV 2.5”, apontou Uirá Moreno, Engenheiro de Televisão e Analista de Telecom da TV Globo.
“A TV Globo é um dos principais players do setor de transmissão no Brasil. Como tal, sua abordagem prospectiva e proativa é crucial para o sucesso da implementação da TV 2.5. A Ateme se orgulha de fazer parte do projeto de produção ao vivo da TV Globo para reafirmar as possibilidades de áudio de próxima geração para a transmissão da TV 2.5 por via aérea”, concluiu Julien Mandel, Diretor Sênior de Marketing de Soluções, Segmento de Contribuição e Distribuição da Ateme.