O Google anuncia o lançamento do Google AI Assessment, uma atualização do Digital Assessment que acompanha a evolução das agências de publicidade na era da inteligência artificial (IA). O novo índice vai além da maturidade digital, avaliando também a forma como as agências usam dados e ferramentas de IA, além do esforço de treinamento e certificação de suas equipes.
Inteligência artificial: a chave para o futuro do marketing
Embora a IA já esteja presente em diversos processos das agências, como na otimização da compra de mídia, ainda há um grande potencial a ser explorado em outras áreas.
O Google AI Assessment visa ajudar as agências a identificar essas oportunidades e a desenvolver estratégias para potencializar o retorno sobre o investimento (ROI) de marketing e colocar as pessoas no centro da criação.
Dados do mercado brasileiro
- 80% dos anunciantes do Google no Brasil já usam ao menos um produto com inteligência artificial;
- Apenas 2% deles utilizam todas as possibilidades e variações de peças publicitárias nas plataformas do Google.
“A inteligência artificial não é o futuro, ela já é a nossa realidade”, destaca Aline Moda, diretora de agências do Google Brasil.
“Estamos atualizando o Digital Assessment para contemplar as necessidades atuais dos anunciantes e desenvolver um plano de ação em conjunto com cada agência para que elas possam continuar sendo protagonistas do mercado.“, completa.
O que o Google AI Assessment avalia
- Fundação de dados: como as empresas estão capturando dados primários e treinando a IA para alavancar objetivos de negócio;
- Ativação da IA: como as agências estão empregando as soluções disponíveis no marketing;
- Maturidade das equipes: considerando treinamento e certificação em IA.
Agências cada vez mais maduras
Com o lançamento da primeira versão do Digital Assessment em 2023, um grupo composto pelas principais agências de publicidade do Brasil passou a ter sua evolução em maturidade digital avaliada periodicamente. A análise de 2023 mostrou que as agências estão cada vez mais maduras:
- Nascente: 13% (eram 44% no início de 2023);
- Emergente: 58%;
- Conectada: 25%;
- Multimomento: 4%.
O Google AI Assessment oferece às agências a oportunidade de analisar os pilares da IA e usá-los como base para avaliar oportunidades de melhoria e otimização; desenvolver um plano de ação personalizado para se adaptar à era da inteligência artificial; aumentar o ROI de marketing e colocar as pessoas no centro da criação.
O Google está preparado para continuar ajudando o mercado publicitário a se desenvolver na era da inteligência artificial, que oferece muitas possibilidades para as agências que souberem aproveitá-las.
Para mais informações sobre o Google AI Assessment, acesse: https://ai.google/
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