Chegou a mais nova inteligência artificial (IA) do Google: Gemma, que significa pedra preciosa em latim. Inspirada na série de modelos Gemini, a nova IA traz códigos abertos e permite que desenvolvedores criem suas próprias ferramentas.
Com o fim de ajudar quem quiser se aventurar na IA, a empresa disponibilizou guias de início rápido para desenvolvedores. Assim, o Google oferece uma inteligência colaborativa que pode ser aproveitada por empresas para desenvolver seus próprios robôs, soluções e experiências.
O diferencial do lançamento da multinacional é o compromisso com o uso responsável das IAs. A Gemma é projetada para ser segura e confiável, conforme detalhado em um relatório técnico e avaliações rigorosas, e, por isso, passou por inúmeros testes adversariais automáticos. Além disso, a empresa lançou um novo Kit de Ferramentas de IA Generativa Responsável, que oferece aos desenvolvedores orientações para a criação de aplicações seguras.
O novo produto é estratégico para a multinacional, que não emplacou liderança no universo das IAs. O Gemini disputa com dificuldade o espaço com o ChatGPT e o Microsoft Copilot, e, neste contexto, a Gemma funciona como um chamariz para novos usuários.
Possibilidades para o setor de eventos
A chegada de Gemma ao mercado é oportuna para quem procura por inovações tecnológicas no setor de eventos. A IA processa vastas quantidades de dados, e, como resultado, os organizadores podem utilizá-la para oferecer experiências altamente personalizadas.
Além disso, a gestão de eventos se torna mais eficiente através da automação inteligente de tarefas administrativas e logísticas, como agendamento e gerenciamento de recursos, liberando os organizadores para se concentrarem nos elementos mais inovadores e estratégicos do planejamento.
Gemma também eleva o nível de engajamento em eventos, pois utiliza análise de dados para fornecer insights em tempo real sobre o comportamento dos participantes. Com isso, os organizadores podem ajustar a programação imediatamente caso as pessoas percam o interesse no assunto, por exemplo.
Muitas marcas já usam inteligência artificial para criar experiências imersivas. Mas, com a Gemma, as empresas podem desenvolver algo único, projetado exclusivamente para atender aos objetivos da ação. É a IA para criar IAs.
Disponível globalmente
Em linha com o compromisso do Google com a inovação aberta, Gemma está disponível globalmente, com acesso gratuito em plataformas como Kaggle e Colab. Por enquanto, estão disponíveis os tamanhos Gemma 2B e Gemma 7B, que são pré-treinados e ajustados por instrução, tornando-os acessíveis para uso em laptops e desktops. Na sequência, o Google planeja lançar novas versões.
Outro ponto interessante é que a multinacional ofereceu um incentivo para pesquisadores que utilizem o modelo Gemma no Google Cloud em seus trabalhos acadêmicos. A partir de uma inscrição, podem ser disponibilizados até 500 mil dólares em créditos para custos de uso de TPU e GPU associados à pesquisa.