O Google anunciou o lançamento do Meridian, seu modelo de mix de marketing (MMM), uma ferramenta criada para anunciantes e cientistas de dados, e que usa a inteligência artificial (IA) para fornecer insights sobre o comportamento do cliente em espaços físicos, como lojas de varejo, shoppings e estádios.
Segundo a empresa, o Meridian tem a capacidade de oferecer resultados de análise não só mais precisos, mas também mais transparentes, permitindo que profissionais avaliem o desempenho de suas campanhas e otimizem a alocação de investimentos de forma mais eficiente.
Google Meridian é open source e voltado à comunidade
Um dos principais destaques do Meridian é o fato do Google tê-lo desenvolvido com o conceito de open source em mente. O termo, para os não iniciados na tecnologia, é aplicado a ferramentas digitais de código aberto, ou seja, não há necessidade de pagamento para a sua obtenção, e desenvolvedores podem baixar seu código-fonte para refinar seu uso da maneira mais conveniente aos seus negócios.
Dessa forma, anunciantes e especialistas podem refinar os modelos de atribuição e previsão, garantindo uma análise mais alinhada às suas metas. Essa flexibilidade diferencia o Meridian de outros modelos fechados, permitindo uma maior adaptação às demandas do mercado.
Mais além, o Google lançou um programa de parcerias com mais de 20 empresas certificadas, incluindo Analytic Edge, Jellyfish e Accenture. Esses parceiros foram treinados para oferecer suporte na integração e otimização do modelo, garantindo que os anunciantes aproveitem ao máximo seus benefícios.
Customização do Meridian permite análises com base em KPIs variados
Segundo o Google, o Meridian foi desenvolvido para analisar o impacto das campanhas de marketing com base em pilares – ou KPIs – estratégicos (como vendas, visitas ao site, lucro ou conversões).
A plataforma utiliza dados agregados, respeitando a privacidade do usuário, e considera fatores como volume de pesquisa do Google, alcance e frequência das campanhas para fornecer insights mais detalhados.
A principal vantagem do Meridian é sua capacidade de auxiliar na tomada de decisões sobre orçamento. Com uma visão mais clara sobre o desempenho de cada canal, os anunciantes podem ajustar seus investimentos para alcançar melhores resultados e aumentar o retorno sobre o investimento (ROI).
Interessados já podem encontrar o Google Meridian disponível para download, por meio do portal GitHub.