Foco em criatividade

Para 2025, Instagram vai fortalecer conteúdos originais e ampliar recursos para as DMs

Plataforma aposta em ferramentas criativas e fortalecimento de mensagens diretas para se adaptar às novas demandas dos usuários

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, destacou os principais pilares nos quais deve concentrar seus esforços em 2025. De acordo com o líder da rede social, a ideia é a de que, para este ano, a plataforma da Meta priorize conteúdos originais e criativos, ao mesmo tempo em que fortaleça as interações mais privadas dos usuários, como as mensagens diretas (DMs) e as anotações.

A estratégia busca atender às mudanças no comportamento dos usuários, que valorizam cada vez mais experiências personalizadas e autênticas.

Imagem mostra várias caixas em 3D da logomarca do Instagram, que prepara surpresas para 2025
Imagem: FreePik/Reprodução

Instagram terá um 2025 cheio de IA

Um dos principais destaques do anúncio de Mosseri tem a ver com a aplicação da inteligência artificial (IA). O Instagram já vinha usando este recurso em várias áreas e, para 2025, a intenção da plataforma é aumentar essa premissa.

A primeira ordem do dia será investir na tecnologia emergente para que os criadores de conteúdo possam explorar novas possibilidades. Essa abordagem busca também recompensar produções originais, oferecendo maior visibilidade a criadores emergentes por meio de ajustes no algoritmo.

Esta última parte já estava em curso desde pelo menos abril de 2024, quando o Instagram havia começado a reduzir o alcance de perfis agregadores de conteúdo e destacando materiais autênticos. Agora em 2025, o Instagram deve usar a IA para melhor identificar qual conteúdo deve receber esse impulsionamento pelo algoritmo da plataforma.

“[O] Instagram foi verdadeiramente fundado na ideia de permitir que qualquer pessoa compartilhe qualquer coisa criativa da qual ela tenha orgulho, então queremos dobrar nossas apostas nisso ao garantir que nossas ferramentas sejam as melhores do mercado, em todos os pilares – algo que não somos neste momento. [Faremos isso] ao abraçar novas tecnologias, como a IA, para permitir que mais criadores produzam mais conteúdo do qual possam se orgulhar, e recompensando esse conteúdo mais criativo ao concentrar nosso ranqueamento na originalidade.”

Adam Mosseri, head do Instagram

Conexão através de mensagens diretas

Outra área de foco será o fortalecimento das conexões entre os usuários, com ênfase nas mensagens diretas, que se tornaram o principal canal de interação na plataforma. Mosseri destacou que o compartilhamento de conteúdo via mensagens superou métricas tradicionais, como curtidas e seguidores, tornando-se um indicador mais relevante de engajamento.

O Instagram também planeja expandir funcionalidades que incentivem interações mais sociais e privativas, como o recurso “Notes”. Essa evolução busca oferecer uma experiência de consumo de conteúdo mais conectada e interativa, alinhada aos novos hábitos dos usuários.

Em termos de conexão entre amigos, [nós] vamos apostar mais nas mensagens, as quais, aliás, se tornaram a forma primária de compartilhamento entre pessoas no Instagram, ainda que muitos não enxerguem isso hoje”, disse Mosseri. “Também vamos encontrar novas formas de recomendar e consumir conteúdos de maneira mais interativa e social, explorando novos formatos de conexão entre amigos no Instagram.

Os detalhes completos da atualização foram publicados no próprio Instagram: