O Itaú Unibanco deu início a uma campanha nos principais canais de televisão para alertar o público sobre como se prevenir e não cair em golpes e fraudes bancárias. No total, estão sendo exibidos 3 filmes, produzidos pela agência África, que mostram situações cotidianas sobre o assunto e têm o objetivo de ensinar as pessoas a se protegerem e se tornarem aliadas no combate a esses crimes.
Leia também: Tuvis cria recurso para chamadas de vídeo no WhatsApp Web
A iniciativa ainda chama atenção para o fato de que os vários tipos de golpes e fraudes ocorrem com pessoas de todas as idades e com todo tipo de entendimento sobre tecnologia.
“Atualmente, os golpes e fraudes não estão relacionados com a idade ou o nível de conhecimento em tecnologia da pessoa, e muito menos com a proteção do sistema. Na verdade, os criminosos se especializam, cada dia mais, em maneiras de convencer o cliente a compartilhar voluntariamente dados sensíveis ou realizar uma transação indevida, que, por fim, geram grande prejuízo financeiro”, revela Adriano Volpini, diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.
Conforme-uma pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), 3 em cada 10 brasileiros já foram vítimas de golpes ou tentativas de fraudes.
A engenharia social dos criminosos tem uma complexidade cada vez maior. Apenas em maio de 2022, 331 mil pessoas sofreram tentativas de fraude no Brasil, segundo o Indicador Serasa Experian que faz um mapeamento dessas ações. O número representa uma tentativa a cada 8 segundos.
Estudos da Febraban também apontam que 70% dos casos acontecem através da engenharia social, isto é, manipulação comportamental e psicológica da vítima pelo criminoso.
Há diversos tipos de golpes desta e de outras naturezas, atingindo pessoas de várias faixas etárias e contextos sociais, tudo isso dentro de um cenário complexo que pode facilitar a ação dos criminosos, que inclui a falta de tempo das pessoas, o que causa distração e dispersão, aliado a uma crença de que a situação ocorre sempre com terceiros.
“Usamos as mais sofisticadas ferramentas para proteção contragolpes e fraudes. Porém, é o trabalho em parceria com nossos clientes que faz a maior diferença nessa batalha – por isso dizemos na campanha que ‘juntos protegemos em dobro’. Queremos empoderar nossos clientes e a sociedade como um todo a partir de conteúdos didáticos que realmente sejam compreendidos e mudem atitudes muitas vezes simples”, declara Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do Itaú Unibanco.
Em uma pesquisa realizada pelo Radar Febraban de junho de 2022, 90% das pessoas entrevistadas consideraram importante a disseminação de materiais relacionados à prevenção a golpes e fraudes bancárias.
Trata-se de uma “indústria” que fica cada dia mais sofisticada, unindo estratégias de persuasão à tecnologia.
“A campanha do Itaú Unibanco busca informar e ajudar as pessoas a se protegerem desse tipo de crime. Não se trata de propaganda, mas sim de uma plataforma contínua de conteúdos tutoriais do banco, com linguagem acessível aos mais diversos públicos, sejam eles clientes ou não. Nosso compromisso, como marca líder, é o de liderar pautas importantes para a sociedade”, finaliza Tracanella.
Os vídeos da campanha e todas as dicas de proteção contra golpes e fraudes podem ser acessadas em uma seção específica sobre o assunto no site do Itaú Unibanco.