Tech

Ivan Lins lança primeira experiência em tokens da indústria musical nacional

Um dos artistas brasileiros mais gravados internacionalmente, por nomes como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Quincy Jones, traz versão histórica de 'Chega' em clipe inédito.


O clipe inédito de “Chega”, em versão poderosa e histórica interpretada e ressignificada por seu autor, Ivan Lins, 48 anos depois de seu lançamento original, no álbum “Modo Livre”, foi lançado no dia 27 de outubro, para apenas 350 pessoas que tiveram a oportunidade de assisti-lo em primeira mão e uma única vez, no prazo de 24h a partir da compra. 

Depois da experiência oferecida exclusivamente pela plataforma TuneTraders em colaboração com a Universal Publishing, o proprietário do token pode colocar seu ingresso à venda no mercado secundário da plataforma pelo preço que escolher ou atender a ordens de vendas dos usuários. 

 

O novo dono do token tem o mesmo direito de assistir ao clipe e revender seu token em seguida. A inovação quer oferecer uma remuneração mais justa aos compradores da experiência e ao artista, que recebe o equivalente a 7 milhões de plays em plataformas convencionais de streaming apenas no licenciamento primário da obra e, a cada troca de dono do token, uma porcentagem do valor da revenda. Após esta primeira janela exclusiva de exibição, a música estreia nos streamings entre 60 a 100 dias depois da conclusão das revendas no mercado secundário.

 

O projeto é pioneiro ao lançar um token de experiência NFT e em mercado secundário no mercado musical. Filmado em Portugal, o clipe inédito, dirigido por Agir (Bernardo Costa), traz um novo significado, carregado de protesto político contra o atual governo federal brasileiro, para versos como “Chega, você não vê que eu estou sofrendo l Você, não vê que eu já estou sabendo l Até onde vai esse seu desejo  l De me ver trancado nesse quarto l Em que eu só posso respirar l Mal e porcamente o ar l De suas egoístas decisões”. A relevância do lançamento e o impacto pelo teor, talento e emoção do artista, que saltam a cada frase e acorde da música, é certamente um dos maiores ativos desta experiência única e inovadora.