Uma semana depois do bilionário Richard Branson fazer história com a Virgin Galactic, agora é a vez de Jeff Bezos embarcar para sua primeira viagem ao espaço a bordo da espaçonave New Shepard.
Aos 57 anos, Jeff Bezos é o homem mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em US$ 202,7 bilhões.
Leia também: Gerando Falcões: Corrida social x Corrida espacial.
Criador da Amazon e da Blue Origin, empresa voltada ao setor aeroespacial, o executivo fará história a bordo do primeiro voo civil sem piloto ao espaço.
A data de 20 de julho não foi escolhida por acaso. Neste mesmo dia, em 1969, os astronautas da Apollo 11 foram os primeiros a desembarcar na Lua, em uma das conquistas mais significativas da história.
No voo, Jeff Bezos não estará sozinho. Ele viajará com o irmão mais novo, o empresário Mark Bezos, de 51 anos.
Além da dupla, a piloto de avião Wally Funk, de 82 anos, uma das pioneiras do setor aeroespacial, também estará a bordo e se tornará a pessoa mais velha a ir para o espaço.
Por fim, o último membro a bordo será o holandês Oliver Daemen, de apenas 18 anos. Atualmente, ele está estudando para se tornar piloto e planeja estudar Física e Administração de Inovação na Universidade de Utrecht, na Holanda.
Ele estará no voo porque seu pai, o executivo Joes Daemen, pagou a passagem do filho. O valor é mantido em sigilo, mas especula-se que foi de cerca de US$ 28 milhões.
A decolagem do voo da Blue Origin partirá de uma área remota no Estado do Texas, nos Estados Unidos.
A New Shepard é uma cápsula e foguete completamente autônoma com 18,3 metros de altura que não pode ser pilotada do lado de dentro.
Entre a partida e o pouso devem se passar apenas 10 minutos, pois trata-se de um voo suborbital, ou seja, a cápsula não entrará em órbita no espaço. Esse será o décimo sexto voo automatizado da Blue Origin, mas o primeiro com humanos a bordo.