Através de um formato inédito, Kira, plataforma de engajamento de Intimus, realizou uma competição organizada em colaboração com o Centro Universitário FIAP, o “Hackathon– Kira Hack das Minas”.
O evento aconteceu no Metaverso, com a criação de um universo virtual compartilhado e hiper-realista que permitiu às competidoras interagirem entre si e serem analisadas pelos jurados.
Leia também: Prêmio Live abre ambiente imersivo
O “Hackathon – Kira Hack das Minas” contou com 755 inscritas de todo o Brasil, de 18 a 70 anos, que atuam ou estudam nas áreas de tecnologia, produto, negócios e marketing, entre outras.
Depois da seleção, 60 delas começaram a fazer parte dos times que participaram da competição. Além de incentivar o progresso feminino de meninas e mulheres que atuam no universo da tecnologia e dos negócios, o campeonato teve o objetivo de desenvolver soluções inovadoras e criativas para a plataforma Kira, com ideias de como ampliar a conexão e manter as usuárias da geração Z ainda mais engajadas na plataforma.
As participantes receberam mentorias e viram palestras nas salas criadas no Metaverso para colocarem em prática o desenvolvimento dos projetos. Foram seis dias imersivos, entre os meses de junho e julho, para criação das ideias do Hackathon – Kira Hack das Minas, projeto teve a parceria e organização do Centro Universitário FIAP, instituição brasileira de ensino superior com focada em tecnologia da informação e gestão empresarial.
“A inovação faz parte do DNA da Kimberly-Clark, e nesse sentido esteve presente do início ao fim no Hackathon – Kira Hack das Minas, além de reforçar o propósito de Intimus®, que é incentivar o progresso feminino e dar luz às suas conquistas. E ver o interesse de mais de 750 meninas e mulheres no tema e o quanto elas são essenciais para cocriar com uma plataforma de engajamento como Kira, que quer levar conhecimento e informação sobre saúde íntima para cada vez mais pessoas, mostra que estamos no caminho certo,” disse Lidia Cabral, líder de inovação digital da Kimberly-Clark.
Para oferecer a experiência de um evento presencial, o evento ocorreu no Gather, uma plataforma que permite o encontro de pessoas num ambiente virtual, em que cada usuário tem seu próprio avatar, para que todas as participantes conseguissem interagir por meio da gamificação.
A ambientação foi 2D retrô, assim como os jogos antigos de Game Boy, com interações de reunião virtual, e o ambiente foi todo desenhado para trazer a mesma visão interna do Centro Universitário FIAP, além de suas salas e áreas de descompressão. Todos os participantes tiveram a oportunidade de criar seus personagens usand suas próprias características para o game, para que ficasse bastante personalizado.
Os times foram avaliados por uma banca de dez jurados formada por diretores e gerentes da Kimberly-Clark e convidadas da G8 Ideias em inovação e da Líder das Empreendedoras 55, que levaram em conta critérios, como adequação ao tema, desafio e objetivo propostos; criatividade e disrupção da solução; aplicabilidade do sistema para solucionar os problemas atinentes ao tema; qualidade e avanço no desenvolvimento do protótipo conceitual e viabilidade de execução real da solução desenvolvida.
As equipes que participaram também foram avaliadas de forma técnica por um time de professores da FIAP, que levou em consideração, por exemplo, se existe projeto de software ou se a solução é funcional conforme previsto no projeto.
Para a definição das equipes vencedoras, foram usados fatores matemáticos e Inteligência Artificial desenvolvida pela FIAP para calcular as notas finais de todos os times.
A Equipe Nova foi a vencedora com o projeto “Papo Calcinha”, que propôs um espaço de comunidade como ferramenta de engajamento para Kira. Nesse espaço, meninas e mulheres podem se conectar, trocar experiências e consumir conteúdos conforme sua necessidade, em um ambiente seguro e personalizado.
A equipe, composta por cinco integrantes, ganhou em 1º lugar o prêmio de R$ 12 mil. O 2º lugar foi para a Equipe Minerva, que recebeu R$ 6 mil. Já a Equipe 4Girls levou o 3º lugar e ganhou R$ 3 mil. Ainda, todas as participantes dos times vencedores ganharam cursos SHIFT nas modalidades presencial ou on-line disponibilizados pela FIAP com valor médio de R$ 1.500 para cada integrante.
Além disso, todas as participantes cadastradas, escolhidas ou não para o Hackathon – Kira Hack das Minas, receberam uma bolsa de 25% em todos os MBAs oferecidos pelo Centro Universitário FIAP como forma de incentivo.