A Leega, empresa brasileira de consultoria e outsourcing especialista em soluções de Data Analytics, Data Science e Cloud, acaba de lançar uma solução exclusiva de inteligência de dados para otimizar processos e ações de marketing.
Leia também: Meta vai abrir primeira loja física nos Estados Unidos
A solução Marketing Analytics by Leega combina a arquitetura Cloud, engenharia de dados e machine learning com o objetivo de agregar inteligência a diferentes etapas da jornada de compra do consumidor, possibilitando a construção de uma régua de relacionamento personalizada de acordo com o perfil e ciclo de vida do usuário. Além disso, o uso da ciência de dados permite o aperfeiçoamento de processos e a tomada de decisões mais ágeis e efetivas, impulsionando os resultados de empresas de diferentes portes e áreas de atuação.
Para-desenvolver a solução, a Leega considerou, inicialmente, três pilares: identificar os principais desafios do marketing nos diferentes estágios da jornada de compra (atração, conversão, venda e fidelização); mapear os ambientes de tecnologia, ou seja, as ferramentas e parceiros disponíveis, e, por fim, identificar as principais métricas e indicadores utilizados pelas áreas de marketing – como LTV, Vendas, CAC e Churn – e as maiores necessidades de inteligência – como a clusterização e a recomendação de ofertas.
“Durante seis meses, uma equipe multidisciplinar da Leega realizou diversos testes e pesquisas relacionados ao uso de inteligência de dados para a área de marketing das empresas a fim de pontuar os principais desafios dos profissionais deste setor e construir modelos de inteligência artificial que potencializam a integração, coleta, análise e predição dos dados da empresa”, detalha Ivan Vemado, Head of Data Science and Analytics da Leega.
“A partir dessa análise cuidadosa, desenvolvemos uma solução que leva em conta as maiores necessidades de inteligência, como conhecer profundamente o cliente, predizer seu comportamento de compra e oferecer uma mensagem aderente e de acordo com seu perfil, aprofundando o relacionamento com a empresa, além de estratégias de campanhas, processos e ferramentas de marketing. Em outras palavras, fizemos um raio-x ou um diagnóstico amplo do departamento de marketing das organizações para encontrar a melhor solução em inteligência de dados”, acrescenta.
Os aceleradores são métricas desenvolvidas com inteligência artificial de fácil implementação (máximo de dois meses) que respondem, de maneira prática e efetiva, alguns dos principais questionamentos dos profissionais de marketing: “Quem são meus clientes?”, “Quais os melhores canais para me comunicar com eles?”, “Quem está próximo de efetuar uma compra?”, “Que tipos de ofertas eles gostariam de receber?”.
Estes recursos desenvolvidos a partir da união de engenharia de dados e machine learning permitem a integração, coleta, análise e predição dos dados da empresa. O acelerador “Análise de Cluster”, por exemplo, agrupa consumidores considerando seus interesses em comum, enquanto o Predição de Churn, detecta clientes que vão deixar de se relacionar com a marca, e o Targeting Preditivo, aponta os usuários mais receptivos às ofertas.