Tech

Mercado de inteligência artificial em marketing pode atingir US$ 78 bi até 2030

Diante desse cenário, o recurso tem função ímpar como ferramenta estratégica para orientar as ações de comunicação corporativa e de marketing digital.

O mercado global de Inteligência Artificial (IA) aplicada ao Marketing deve atingir US$ 78,8 bilhões até 2030, o que representa um aumento significativo com uma taxa de crescimento anual de 26,9% ao longo do período de previsão, de acordo com o relatório de análise do ReportLinker sobre IA no setor de marketing. O estudo aborda tendências relacionadas a tecnologia, usuário final, componente e previsão regional de 2023 a 2030.

Os dados indicam que a inteligência artificial desempenhará um papel ainda mais crucial na comunicação corporativa em 2024, facilitando a personalização em larga escala, análises avançadas de dados para decisões mais precisas e a implementação de chatbots mais sofisticados. Desde o lançamento do ChatGPT, as discussões sobre o papel da IA dispararam, tornando-a uma ferramenta amplamente utilizada em diversos setores empresariais, melhorando a eficiência de processos, automatizando tarefas e identificando tendências de mercado.

O relatório destaca que a automação e a personalização impulsionadas pela IA elevam a prática de personalização em marketing a um nível superior, conferindo às organizações uma vantagem competitiva na busca por clientes, aspecto essencial para empresas atuando em um setor em rápida expansão.

Setores como otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), automação de anúncios pay-per-click (PPC), marketing de mídia social (SMM), marketing de mecanismo de pesquisa (SEM) e análise de taxas de conversão e palavras-chave tornam-se uma realidade para empresas que adotam sistemas de IA.

Pesquisas indicam que a publicidade baseada em ChatGPT incentivou 45% dos executivos a investirem mais em IA, e 70% das empresas estão explorando as possibilidades e ferramentas de IA generativa, conforme revelado por um estudo do Gartner.

Outro relatório da Grand View Research destaca que o mercado global de IA atingiu US$ 136,5 bilhões em 2022, com uma taxa de crescimento anual prevista de 37,3% entre 2023 e 2030. Diante desse cenário, investir em IA para comunicação corporativa torna-se crucial para manter a competitividade, garantir eficiência operacional, personalizar interações com clientes e embasar decisões estratégicas.

A IA desempenha uma função essencial como ferramenta estratégica na orientação das ações de comunicação corporativa e marketing digital, influenciando práticas como assessoria de imprensa digital, estratégias de SEO e construção de links.

Tendências para 2024 incluem ecossistemas de dados em nuvem, automação de tarefas, inteligência artificial generativa e aprimoramento de machine learning, de acordo com previsões do Gartner. A integração em nuvem, a automação impulsionada pela IA e o aumento da sofisticação do machine learning são aspectos-chave que continuarão a moldar o cenário da IA na comunicação corporativa e no marketing digital nos próximos anos.

Foto: Freepik