A Meta, empresa proprietária do Facebook, está investindo na integração do metaverso com insights da realidade aumentada para facilitar um aprendizado mais eficiente e resolver desafios cruciais no varejo, como engajamento, treinamento e retenção de funcionários.
Nick Clegg, presidente de assuntos globais da Meta, destaca que o metaverso tem o potencial de tornar o aprendizado mais dinâmico, permitindo que as pessoas aprendam fazendo, em vez de apenas absorver informações passivamente. Isso pode transformar a entrega de novas habilidades e ferramentas de aprendizagem ao longo da vida no futuro.
O Walmart foi um dos pioneiros na adoção da tecnologia de realidade aumentada para apoiar o desenvolvimento e treinamento de sua equipe. Por meio dessa tecnologia, os funcionários participam de simulações imersivas de situações reais de lojas, tornando o processo de aprendizado mais envolvente e eficaz.
O uso dessa tecnologia proporcionou insights sobre as habilidades dos colaboradores, resultando em melhorias nas pontuações das sessões de treinamento. O emprego do headset Oculus Rift de realidade aumentada na sala de aula demonstrou aumentos de 5% a 10% nas pontuações dos testes. O Walmart também está fazendo a transição para módulos de aprendizagem de três a cinco minutos no ambiente de realidade virtual, substituindo partes do sistema de gerenciamento de aprendizagem global que demandavam de 30 a 45 minutos.
Segundo a Meta, o treinamento em realidade virtual é quatro vezes mais rápido do que o aprendizado em sala de aula e pode resultar em um aumento de 275% na confiança no trabalho após o treinamento.
Os produtos da linha Meta Quest, incluindo o recentemente lançado Meta Quest 3, serão apresentados durante a NRF Retail’s Big Show 2024, programada para ocorrer entre os dias 14 e 16 de janeiro em Nova York. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma experiência de realidade mista ao vivo, que inclui tanto realidade virtual quanto realidade aumentada.
Foto: Depositphotos