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Metaverso: Intel trabalha em Internet persistente e imersiva

Muito provavelmente estamos no limiar da próxima grande transição, que ativará uma computação em larga escala totalmente persistente e imersiva.

O termo metaverso foi cunhado por Neal Stephenson em um romance de ficção científica, há quase três décadas. 

Nos últimos anos, o metaverso passou a representar uma convergência utópica de experiências digitais alimentadas pela Lei de Moore – uma aspiração para permitir ambientes de realidade virtual e aumentada poderosos, em tempo real e globalmente interconectados para que bilhões de pessoas possam trabalhar, jogar, colaborar e socializar de formas totalmente novas. 

Depois da World Wide Web e dos dispositivos móveis, o metaverso tem tudo para ser a próxima grande plataforma da computação.  

Ha-motivos para acreditar que estamos no auge da próxima grande transição, que irá ativar uma computação em larga escala totalmente persistente e imersiva: hoje, já é praticamente impossível distinguir as animações geradas por computador das cenas de ação ao vivo dos filmes. 

Vale mencionar também os jogos atuais, que oferecem experiências gráficas altamente realistas, bem como as telas de realidade virtual e realidade aumentada, que evoluíram consideravelmente e hoje proporcionam experiências incrivelmente ricas. 

Não podemos esquecer da pandemia de COVID-19, acontecimento inédito que fez com que muitos passassem a enxergar a tecnologia digital como única forma de se comunicar, colaborar, aprender e sustentar suas vidas. 

Além disso, a explosão de tecnologias de finanças digitais descentralizadas inspira modelos de negócios que incentivam todos a desempenhar um papel na criação desses metaversos.  

Pare por um momento e pense em tudo que é necessário para colocar dois indivíduos em uma situação social em um ambiente 100% virtual: avatares convincentes e detalhados com roupas, tons de cabelo e pele realistas. 

Tudo isso precisa ser renderizado em tempo real e com base em dados de sensor que capturam objetos 3D, gestos e áudio do mundo real; transferência de dados em larguras de banda superaltas e latências extremamente baixas; e um modelo persistente do ambiente, que pode conter elementos reais e simulados. 

Agora, imagine resolver esse problema em larga escala – para centenas de milhões de usuários simultaneamente – e você perceberá rapidamente que a infraestrutura de computação, armazenamento e rede de hoje simplesmente não é suficiente para permitir essa visão.  

Assista à demonstração de algumas das tecnologias nas quais a Intel tem trabalhado para controlar a computação que está ao nosso redor de uma maneira perfeita aqui 

Precisamos de uma capacidade de computação ainda mais potente, acessível e com latências muito mais baixas em uma infinidade de formatos. E para que essas capacidades possam ser escalonadas, a fundação dessa internet precisa de melhorias consideráveis. 

Os blocos de construção da Intel para metaversos podem ser resumidos em três camadas enquanto trabalhamos duro em várias áreas críticas.  

Dentro da camada de meta inteligência, nosso trabalho se concentra em um modelo de programação unificado e em ferramentas e bibliotecas de desenvolvimento de software abertas para permitir que os desenvolvedores implantem aplicativos complexos de forma muito mais fácil. 

A camada de meta operações descreve a camada de infraestrutura que fornece computação aos usuários além do que já está disponível localmente. Por fim, a camada de meta computação é a potência bruta necessária para alimentar essas experiências no metaverso.  

Há várias décadas, os processadores Intel® Core™ vêm oferecendo algumas das melhores experiências de jogos e são particularmente bons em desempenho de thread único, fundamental para uma experiência de jogo única. 

Muitos dos jogos , experiências VR / AR e animações realistas nos filmes de hoje são criados em PCs e estações de trabalho usando tecnologia Intel. Tanto na nuvem quanto no data center, os processadores Intel® Xeon® são otimizados para latências de transação mínimas e rendimento máximo. 

Além disso, os processadores de ponta da Intel, unidades de processamento de infraestrutura, matrizes de portas programáveis em campo e soluções 5G preenchem a lacuna da nuvem até a borda, peça fundamental para a computação massiva e distribuída de que o metaverso precisa.  

A nova fundação exige muito mais. Nossa nova arquitetura Xe tem como objetivo acelerar e renderizar essas experiências ricas e imersivas em larga escala, do cliente até o servidor, incluindo a GPU Intel® Arc™ Alchemist para jogos e criação e Ponte Vecchio para acelerar a computação e visualização de alto desempenho. 

Ambos estarão disponíveis no próximo ano. Além desses produtos para 2022, temos um plano multigeracional de XPUs de alto desempenho, voltados de clientes até a borda e a nuvem, que nos levará rumo à computação zettascale nos próximos cinco anos.  

Mas uma computação persistente e imersiva, em larga escala e acessível a bilhões de pessoas em tempo real, precisa de muito mais. Na verdade, precisamos aumentar a eficiência computacional do estado da arte atual em mil vezes. 

Para isso, muitos avanços em transistores, empacotamento, memória e interconexão estão a caminho. Recentemente, alguns desses avanços foram apresentados na conferência IEDM. Além das melhorias de hardware, também precisamos de novos algoritmos e arquiteturas de software para atingir nosso objetivo.  

A Internet de hoje só foi capaz de transformar nosso mundo porque foi construída com base em padrões abertos. 

Na Intel, temos o compromisso de explorar a Internet do futuro, aproveitando e ampliando os padrões existentes da indústria e criando novos. 

Essa tecnologia que permite que mundos virtuais imersivos aumentem o mundo real oferece infinitas possibilidades. E é isso que me dá força para trabalhar todos os dias.

Acreditamos que o sonho de fornecer um petaflop de capacidade de computação e um petabyte de dados a um milissegundo de cada ser humano no planeta está ao nosso alcance.  

Raja M. Koduri é vice-presidente sênior e diretor geral do Accelerated Computing Systems and Graphics Group da Intel Corporation.