Tech

Mostra PLAY! acontece em SP com patrocínio da Meta e temática sobre metaverso

O Vale do Anhangabaú se transformou em interface para o público entrar dentro de super games e criar avatares. Durante este final de semana, em Cidade Tiradentes, ação recebe skatistas e videomapping.

A mostra “PLAY!” surgiu em 2013 para ocupar o espaço urbano com arte digital e novas tecnologias.

Em janeiro, a exibição gratuita de game arte estará de volta às ruas para oferecer interatividade entre as pessoas, o mundo digital e o real.

A PLAY! 2022 tem patrocínio do Meta (ex Facebook), vai permitir a descoberta do poder transformador da tecnologia e mostrará que os metaversos podem se tornar novos espaços de socialização e coordenação da ação humana.  

Quem estiver cruzando o Vale do Anhangabaú entre 08 e 30 de janeiro vai poder se colocar dentro dos três jogos instalados no lugar.

A 3ª edição da mostra PLAY! propôs um desafio para cinco artistas digitais (entre VJs, programadores e ilustradores) imaginarem quais games interativos proporcionariam ao público uma dose de brincadeira e reflexão.

 Como o jogo e as regras poderiam ser inventados para uma sociedade utópica? 

Fora a transformação do o Centro de São Paulo em um democrático ponto de encontro de games ao ar livre, a Mostra PLAY! também vai estar presente no extremo Leste da capital paulista. 

Nas noites dos dias 29 e 30 de janeiro, a pista de skate do CEU Inácio Monteiro, na Cidade Tiradentes, passará por um processo de ressignificação.

Enquanto os skatistas convidados pelo projeto Love CT (inclusão e resgate skateboarding) estiverem deslizando pelas pistas, o chão vai se transformar em uma interface da obra de arte digital “Pista Pixel: SK8 Mapping na Cidade Tiradentes”. 

Saiba mais detalhes sobre cada obra:

O-jogo “Aya”, produzido pelo estúdio de afro games Sue The Real. Foto: Divulgação

Surfando na onda dos farming games, no jogo “Aya” o jogador precisa plantar diversas sementes ancestrais que simbolizam os sonhos e podar os pesadelos.

A interface é composta por um sensor que interpreta os movimentos das mãos sem ocorrer qualquer contato físico (Leapmotion) para que o jogador consiga a maior variedade de sementes e as plante ao redor da cabeça da personagem, alimentando os sonhos e evitando que os pesadelos apareçam.

Os jogadores plantem, colhem e realizam trabalhos para fazer com que a fazenda continue em funcionamento.

Para até dois jogadores por partida, ele aborda questões como cabelo crespo, afeto, ancestralidade e natureza.

Duração: 2 minutos.

Número de Jogadores: Até 2.

Artista Digital: Sue The Real

 

A Pista Pixel: SK8 Mapping na Cidade Tiradentes usa a pista com skatistas em movimento para produzir imagens digitais. Foto: Divulgação

O conteúdo do videomapping faz interações com as manobras é fruto dos três workshops que os artistas do Coletivo Coletores fizeram com jovens de 12 a 18 anos que aprenderam técnicas de videomaker para skate, animação, VJing e video mapping.

As ações foram oferecidas pela Mostra PLAY! em colaboração com o projeto social Love CT (inclusão e resgate skateboarding).

Mostra PLAY! 2022 :

Vale de Anhangabaú – Centro, São Paulo-SP 

Datas: 08 a 30 de janeiro

Horário: das 12h às 20h

Como jogar: Ordem de chegada

Grátis

CEU Inácio Monteiro – Cidade Tiradentes, São Paulo-SP 

Datas: 29 e 30 de janeiro

Horário: das 19h às 22h30

Endereço: Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n
Grátis