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Nestlé resgata cards da marca Surpresa na forma de tokens

Cinco artistas plásticos brasileiros criaram 10 artes principais, que terão réplicas de imagens de animais ameaçados de extinção convertidas em NFTs, com todo o lucro destinado a ações da SOS Mata Atlântica.

A Nestlé, sempre atenta às novas tecnologias e inovação conectadas com as mudanças da sociedade, lançou no dia 20/06, uma coleção de NFTs que resgata os nostálgicos cards da marca de chocolates Surpresa, que foi um sucesso durante as décadas de 1980 e 1990, para apoiar a SOS Mata Atlântica.

Serão 10 artes originais e mais 40 réplicas, com variações de fundo e cores em relação. Os 10 tokens com artes principais custam R$500, enquanto as suas réplicas custam entre de R$ 25 e R$ 250. Todos estão disponíveis para compra pelo site. Todo o valor arrecadado com a venda dos cards será destinado para a preservação do bioma.

A iniciativa surgiu com um firme compromisso com o meio ambiente. A fonte de inspiração foram os cards colecionáveis da edição especial Mata Atlântica, produzidos pela marca Surpresa em 1987, que exibiam a fauna rica do bioma. 

Neste-cenario, a equipe de inovação da Nestlé criou um plano para potencializar ainda mais suas iniciativas na Web3 e tokens digitais, principalmente os NFTs, usando este propósito como catalisador, entregando valor e visibilidade para a causa. 

A iniciativa conta com a participação de cinco artistas plásticos brasileiros: Helena Cintra, Larissa Constantino, Rômolo D’Hipólito, Carla Barth e Vilson Vicente. Cada um tem uma linguagem proprietária e uma conexão com causas ambientais, trazendo personalidade e significado para as imagens exclusivas criadas.

“A Nestlé começa a navegar no universo da Web3 e da tokenização, antecipando novas possibilidades e oportunidades. Prova disso é o lançamento desse projeto inovador, que une arte e tecnologia a serviço de um compromisso da companhia com a sustentabilidade. Nosso grande objetivo é contribuir com o meio ambiente, além de resgatar memórias afetivas e nostálgicas em torno de uma marca que fez história”, destacou Denis Chamas, Gerente Sênior de Inovação e Novos Modelos de Negócios da Nestlé Brasil.

A marca Surpresa fez bastante sucesso nos anos 1980 e 1990. O grande atrativo da marca foi sua proposta única de levar a temática animal com os bichos em relevo nas barras e com cards colecionáveis que vinham junto com o chocolate, que traziam imagens de diferentes espécies de animais separados por ecossistema além de informações sobre nome científico, habitat, hábitos alimentares, reprodução e particularidades no verso. 

“O projeto vem para resgatar memórias afetivas e nostálgicas em torno do chocolate que fez história para muitas gerações. Aqui, somamos algo que foi sucesso nos anos 80, em uma nova proposta, resgatando uma memória que conecta com um forte propósito e compromisso ambiental da Nestlé”, afirmou Mariana Marcussi, Head de Marketing de Chocolates na Nestlé Brasil.

Para dar vida a esta ideia, a Nestlé fortaleceu sua colaboração com a SOS Mata Atlântica, uma parceria que já produz resultados notáveis na preservação de espécies nativas e na conservação do bioma da Mata Atlântica. 

“Apoiar organizações não governamentais e iniciativas que ajudam a conservar o bioma se torna cada vez mais necessário. A SOS Mata Atlântica construiu sua história por meio da mobilização contínua, educação, tecnologia, políticas públicas e articulação em rede para consolidar iniciativas socioambientais no território brasileiro. A Mata Atlântica é o bioma com mais espécies ameaçadas no Brasil, como é o caso do mico-leão dourado, da onça-pintada, do boto-cinza, entre outros. Mas podemos mudar essa história com a restauração das florestas”, concluiu Luís Fernando Guedes Pinto, diretor executivo da SOS Mata Atlântica.

A ação ainda  contará com a compensação de carbono, realizada pela Atmmos, empresa que desenvolve soluções integradas de compensação socioambiental para empresas. Isso significa que cada NFT gerado na rede consome energia e, por consequência, gera emissão de carbono. Com o trabalho da Atmmos será possível certificar que a coleção terá sua emissão de carbono neutralizada.

Foto: Divulgação