Depois do anúncio do Facebook, a maioria das gigantes de tecnologia parece ter embarcado com tudo na ideia do metaverso.
Curiosamente, outra das empresas que planeja entrar nesse universo virtual é a Nike.
Leia também: Nike incentiva a igualdade de gênero no futebol de forma lúdica.
Conforme documentos divulgados no início do mês, pelo portal CNBC, ela fez a requisição para sete patentes distintas nos Estados Unidos, todas envolvendo conteúdos on-line e o metaverso.
O texto deixa clara a intenção em comercializar itens virtuais relacionados à marca Nike, bem como as suas submarcas.
Os-pedidos de patente são referentes a slogans famosos, como “Just Do It”, além das logos “Air Jordan” e “Jumpman” e o tradicional símbolo da empresa.
Mergulhando no universo virtual
Segundo Josh Gerben, advogado especializado em propriedade intelectual, a Nike está protegendo a sua marca para a nova Era que se aproxima.
Apesar de não emitir comentários, fontes ligadas à Nike afirmaram que a transição para o mundo virtual está entre as prioridades atuais, de modo que muitos outros itens devem ser registrados ou divulgados em breve, conforme reportagem da CNBC.
Algo que dá ainda mais peso a essa afirmação é o fato de a Nike estar contratando profissionais para a vaga de designer de calçados com materiais virtuais e também para design virtual de modo geral.
Publicada no dia 23 de outubro, a descrição da vaga deixa claro que a empresa está criando um time focado na “Ignição de uma revolução digital e virtual dentro da Nike.”
Gerben destaca a alta probabilidade de a Nike iniciar a venda de itens virtuais em breve, a exemplo de bonés e tênis, levando a sua presença e marca também para o mundo computadorizado.
Pelas palavras do especialista, além da proteção para suas propriedades, a Nike conseguiria gerar ainda mais valor para a marca.
Não é a primeira vez da Nike
A reportagem da CNBC ressalta que essa não é a primeira vez em que a Nike mergulha no universo on-line. Muito antes do metaverso, a empresa já participou de eventos virtuais, a exemplo da parceria com o Battle Royale Fortnite, para a venda dos calçados Air Jordan em formato digital.
Outro exemplo é a ideia dos Crypto Kicks, registrada em abril de 2019. Ela propõe uma ponte entre os tênis reais e virtuais, transformando-os em NFTs comercializáveis. O pedido de registro ainda está sob análise.
Atualmente, a Nike está avaliada em mais de 265 bilhões de dólares, valor que pode crescer ainda mais com NFTs e com a presença on-line, para o comércio de itens virtuais.
Foto: Reprodução.