Um DJ tocando seu equipamento de som em meio a um gramado. A cena seria comum se os dispositivos eletrônicos estivessem funcionando ligados a uma tomada da rede elétrica, mas no evento Electric Experience, no Interior de São Paulo, isso não acontece.
As músicas que entretêm o público saem de uma mesa profissional de DJ que recebe energia direto de um Nissan Leaf.
Leia também: Nissan participa do projeto ‘i-rEzEPT’ na Alemanha.
O carro 100% elétrico da Nissan, ícone mundial da eletrificação, mostra no evento sua capacidade única de recarga bidirecional, que permite “carregar”a energia de volta para a rede por meio da tecnologia V2G (vehicle-to-grid, do veículo para a rede), ou diretamente para aparelhos elétricos por meio da tecnologia V2X (vehicle-to-anything, do veículo para tudo). Assim, o veículo serve para armazenar e gerar energia como uma espécie de bateria sobre rodas.
No Electric Experience, um evento dedicado aos carros elétricos, um Nissan Leaf, na mesma versão comercializada nas lojas no país, é conectado a uma “mesa de som”de DJ por meio de um carregador bidirecional Quasar de 7,4 kW, fornecido pela EMB (Electric Mobility Brasil).
Assim,-graças ao seu sistema inovador, o carro da marca japonesa alimenta com eletricidade o equipamento e garante a animação para os participantes.
No primeiro dia do evento, o equipamento foi “pilotado”por Bruno Martini, um dos principais DJs e produtores musicais do mundo, que é embaixador da marca Nissan.
Nos dias seguintes, até 5 de dezembro, último dia do Electric Experience, outros DJs vão se apresentar usando o Nissan Leaf e sua tecnologia diferenciada.
“É incrível como o Nissan Leaf consegue gerar energia para o meu equipamento e garantiu a qualidade da minha apresentação. Nunca imaginei que um dia tocaria conectado a um automóvel.”, conta Bruno Martini.
Assim como está sendo usada para fornecer energia para o equipamento de som dos DJs, a capacidade bidirecional do Nissan Leaf permite que a carga de suas baterias seja utilizada para abastecer outros tipos de aparelhos, independentemente da existência ou não de rede elétrica, ou mesmo residências e imóveis comerciais.
Isso pode tornar a rede mais estável e sustentável, além de ajudar os consumidores a gerenciar seu abastecimento de energia. E, ainda, serve como um recurso em caso de situações de emergência que inviabilizem o uso da energia da rede. A Nissan já aplica o sistema no Japão e na Europa.
“O sistema bidirecional é mais um recurso inovador do Nissan Leaf que reforça mais uma vez como desenvolvemos um automóvel voltado para se integrar ao novo ecossistema propiciado pela mobilidade inteligente. Ele vai além de ser um carro 100% elétrico que dá muito prazer ao se conduzir, é um exemplo real das novas experiências que queremos oferecer aos nossos clientes.”, afirma Humberto Gomez, diretor de Marketing da Nissan.
Foto: Divulgação.