Tech

O que é Decentraland ?

Passeamos pelas ruas do mundo virtual pertencente a usuários para entender como funciona a compra, venda e construção de terras no metaverso


Seja Minecraft, Animal Crossing ou No Man’s Sky, parece que o mundo externo e real não é mais suficiente para algumas pessoas.

Um jogo que chega para somar nessa longa lista de ambientes virtuais é Decentraland criado com base na tecnologia Blockchain, mais precisamente na rede Ethereum. 

Você não precisa gastar nada ou baixar algo para começar a explorar o Decentraland.
A plataforma tem uma versão para navegador (apesar de ainda não funcionar em dispositivos móveis), então você pode estar no meio da Praça Gemini como um usuário convidado em pouquíssimos minutos.
Para visitar o mundo virtual, vá até o site, clique na caixinha para confirmar que você é maior de idade, concorde com os Termos & Condições e clique em “começar a explorar”.

Os responsáveis pela criação desse ambiente são os programadores Esteban Ordano e Ari Meilich, que pensaram nesse metaverso para possibilitar a negociação de ativos e pacotes imobiliários digitais, além de outros tipos de interações, como desafios, jogos, exposições de arte e negociações de ativos e propriedades.

O jogo permite a exploração e desenvolvimento, assim como no Minecraft, e socialização, como no Second Life. Mas Decentraland não é como outros mundos virtuais, pois usuários o controlam. Pelo menos, alguns deles o controlam.

O jogo é dividido em 90 mil unidades de LAND em forma de NFT, os quais já foram adquiridos em um leilão — apesar de existir um mercado onde pessoas podem comprar e vender.

Todas essas negociações acontecem por meio do token MANA. Além de servir como moeda digital, ela ainda funciona como token de governança, possibilitando que os detentores participem de decisões, baseado em uma estrutura de DAO (na sigla em inglês) que significa organização autônoma descentralizada.

Vale a pena comprar MANA?

Para responder essa pergunta, você precisa, antes de qualquer coisa, analisar o seu perfil de investidor e entender se criptomoedas estão alinhadas com o seu objetivo e planejamento. Além disso, é sempre importante considerar o momento e aprender a analisar o mercado.

Dito isso, o universo Decentraland apresenta um grande potencial, sobretudo, devido ao aumento do interesse em metaverso, ao uso da Blockchain como base para ações e às novas possibilidades de uso desse ambiente.  

Com relação ao uso, podemos destacar os seguintes pontos:

Interação com outros usuários: por meio de tecnologias como dispositivos de realidade aumentada é possível realizar interações com outros usuários, criar comunidades e encontros nesse ambiente.

Propriedade: um dos pilares do conceito de metaverso é a capacidade das pessoas possuírem propriedades dentro do universo digital. O Decentraland permite isso, fazendo com os usuários tenham posse sobre terrenos e ativos que podem ser valorizados dentro desse ambiente.

Parcelas de terrenos virtuais no Decentraland

Espaço para publicidade: os olhos de publicitários e anunciantes já estão voltados para os universos de realidade virtual. Com o crescente número de usuários, cresce também o interesse em estabelecer conteúdos, materiais e espaços para divulgar produtos e serviços nesses espaços.

Esses usos fazem com que os olhos do mercado sejam positivos para a valorização do token MANA. É sempre importante lembrar que nada é certo neste mercado, afinal precisamos considerar a volatilidade, porém, com o aumento de usuários e interesse em metaverso, a tendência é que aconteça uma valorização de tokens relacionados a esses ambientes.
 

Por que comprar MANA?

Agora que você entende o que é MANA. A pergunta que fica é: por que comprar MANA?

Mesmo que você não tenha interesse em entrar para esse universo e trocar seus tokens MANA por LAND e adquirir propriedades nesse universo, negociar MANA pode ser uma ótima oportunidade do ponto de vista de investimentos.

O principal motivo é a liquidez desse token. Atualmente, vários investidores e traders já entenderam que trata-se de um investimento do futuro e estão negociando esses ativos. O fato do Decentraland apresentar segurança e estar baseado em uma rede já tradicional são pontos que colocam esse tokens em listas de principais criptos do metaverso, segundo especialistas.

Como comprar MANA?

A forma mais segura para comprar tokens MANA é por meio de uma corretora de criptomoedas como a Coinext. Assim, o passo a passo para comprar é:

Primeiro passo: fazer o cadastro e abrir conta na Coinext. Esse processo é simples, rápido, seguro e totalmente gratuito. Em poucos minutos você consegue validar suas informações e encontrar criptomoedas disponíveis para investir.

Segundo passo: ativar a sua conta. Para isso, é necessário realizar um depósito de sua conta em um banco para que você tenha saldo para comprar criptos em sua conta na Coinext. Novamente, esse processo é rápido e seguro e você pode transferir via PIX ou TED.  

Terceiro passo: buscar conhecimento para investir. Diferentemente do que muita gente fala, para investir com mais segurança é preciso saber o que está fazendo. Por isso, disponibilizamos conteúdos em vídeo e artigos para que você invista em criptomoedas de um jeito mais seguro e não fique com dúvidas.

Quarto passo: operar o mercado de criptomoedas, ou seja, comprar e vender as moedas. A lógica é a mesma que em qualquer investimento de renda variável, comprar num preço baixo para vender num preço mais alto.