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Novo canal do Promoview explora o potencial do metaverso

A partir deste mês de Novembro de 2021 o leitor do promoview vai encontrar atualizações diárias sobre o termo que catalisou as atenções nos últimos meses.

A partir deste mês de Novembro de 2021 o leitor do Promoview vai encontrar atualizações diárias sobre o termo que catalisou as atenções nos últimos meses.

Neste primeira edição é importante destacar o que foi estabelecido como conceito sobre o que é metaverso, ao menos até aqui. 

E se você é daqueles que têm dificuldade em entender o conceito, você não está sozinho. Em suma, o metaverso é um mundo virtual – e não existe apenas um.  O Facebook, por exemplo, espera ser o maior. Sandbox e Decaland estão à frente.

Os mundos gerados por computador existem hoje por meio de fones de ouvido de RV ou óculos inteligentes, onde as pessoas podem jogar ou caminhar por florestas virtuais geradas por computador.

Por enquanto vamos ficar na definição da Wikipédia:

Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “Internet”.

Este termo foi cunhado pela primeira vez na obra “Nevasca”, de Neal Stephenson, lançada em 1992. Exemplos mais recente é o Decentraland mas temos também  os jogos Roblox e Fortnite. O grande impulso para este formato de tecnologia veio em Outubro de 2021 quando o Facebook, atual Meta, anunciou a intenção de adotar o metaverso em sua plataforma.

Metaverso.-Imagem: Shutterstok

Na esteira da jogada mercadológica de Mark Zuckerberg – que foi prudente ao estabelecer pelo menos uma década para consolidação deste universo – sucederam-se uma série de produtos para vivenciar este universo e com eles a incerteza se vão ser úteis no futuro ou simplesmente se tornarão objetos de decoração.

O fato é que marcas e artistas entraram nesta mas um sentimento de confusão ainda ronda este universo. Todos estão lá, de marcas de beleza a vestíveis. É ao mesmo tempo esperançoso ver tanta empolgação em torno do conceito, mas também frustrante testemunhar o que pode ser uma grande bolha.

E é sobre isso que vamos contar histórias a partir daqui.

Um mundo virtual imersivo futurista onde podemos trabalhar, brincar, relaxar, socializar e fazer mais. Espera-se que o universo digital em evolução renderizado por meio de  tecnologias de Realidade Virtual (VR)  ou  Realidade Aumentada (AR)  integre perfeitamente o mundo virtual ao mundo real. “Metaverse” está se tornando um meme, uma palavra da moda para executivos, analistas e investidores que procuram garantir uma posição nesse espaço emergente.

Por falar em Realidade Virtual, é bom fazer uma distinção entre ela e o metaverso. A palavra “metaverso” diz respeito a um mundo aberto, compartilhado e tridimensional, em que os usuários podem explorar e interagir com conteúdo e outras pessoas através de avatares. A Decentraland e The Sandbox, por exemplo, são duas plataformas baseadas em blockchain que tem terrenos virtuais, avatares, e até uma criptomoeda exclusiva. Todos os objetos destes mundos virtuais são registrados no blockchain a partir de NFTs, incluindo roupas e acessórios.

No metaverso, não há limitações de experiência, enquanto na realidade virtual, ambientes tridimensionais são criados ao utilizar elementos sensoriais, como o tato, a visão e a audição. 

A posse dos ativos é da marca que detém a tecnologia e todo o sistema de realidade virtual relacionado, e mesmo que possa ajudar na criação de universos virtuais, ela em si é limitada apenas a simulações.

Os usuários têm apenas as experiências oferecidas pelo sistema, de modo que no momento que desligam os dispositivos VR, o ambiente virtual também acaba, uma vez que não possui uma continuidade.

Tecnologias como  Web 3.0 , VR, AR,  internet 5G onipresente de alta velocidade ,  Blockchain , Crypto,  NFTs e outras, juntamente com a difusão do trabalho remoto e da socialização online, estão tornando o advento do metaverso oportuno e emocionante.

Disney’s Soarin’ Around the World  no EPCOT; As Incríveis Aventuras do Homem-Aranha ,  Harry Potter e a Fuga de Gringotes™ da Universal Studios  ; Filmes em 3D em IMAX , e muitos mais, já há algum tempo oferecem ao público global uma visão do Metaverso.

Oportunidades significativas estão sendo criadas para empreendedores, investidores de risco e empresas de tecnologia focadas em obter um pedaço desse bolo emergente. De acordo com o  Gartner , Inc, até 2026, 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora por dia no metaverso para trabalho, compras, educação, social ou entretenimento. 

Estima-se que os gastos totais com VR/AR em todo o mundo cresçam de US$ 12 bilhões em 2020 para US$ 72,8 bilhões em 2024, um CAGR de 57%. Em nota aos investidores,  analistas do Morgan Stanley  disseram que o metaverso pode representar uma oportunidade de US$ 8 trilhões. No mundo virtual baseado em blockchain da  Decentraland ,   o JPMorgan , o primeiro grande banco, abriu um lounge onde se pode comprar com criptomoedas e NFTs. O banco espera metaverso seja uma  oportunidade anual de US$ 1 trilhão.

Muitos ecossistemas estão se formando no universo do metaverso para permitir experiências digitais muito mais profundas e realistas. Ao adicionar uma camada segura tridimensional imersiva à internet de alta velocidade e incorporar entradas táteis a todos os sentidos, o metaverso estará criando experiências muito mais reais. Espera-se que esse universo virtual gere uma infinidade de novos aplicativos e negócios com novos tipos de empregos e oportunidades.

Ao transcender os limites físicos e temporais, o metaverso pode permitir viagens virtuais a destinos para uma visão em primeira pessoa quase real antes de decidir sobre uma viagem real; interações realistas e de alta qualidade com membros da família em países distantes, ou seja, em vez de olhar para um dispositivo, virtualmente alguém pode estar olhando para seus companheiros do outro lado da mesa. Pode-se até conceber viagens virtuais no tempo para o passado ou para o futuro.  

Concertos, shows e jogos podem ser vivenciados virtualmente, oferecendo oportunidades de receita adicionais para o talento. Para muitos, ir a um local com público lotado pode parecer assustador, mas participar virtualmente de uma experiência quase real pode ser atraente.

Netflix ,  Amazon ,  Disney e muitos outros podem criar conteúdo metaverso, dando aos usuários um novo meio para consumir entretenimento. Com os headsets de RV, os espectadores podiam participar virtualmente com os protagonistas, ou seja, salvar o mundo ao lado do herói ou lutar contra o vilão. A tecnologia Blockchain, moedas digitais e NFTs abriram novos caminhos para os criadores monetizarem seus produtos de trabalho, criando imensas oportunidades econômicas.

Ferramentas e aplicativos imersivos podem tornar as experiências de compras online muito mais realistas. Usando trajes, luvas, sapatos, fones de ouvido VR e dispositivos de interface de usuário inovadores prontos para o metaverso, pode-se experimentar produtos de moda em uma loja virtual do conforto de qualquer lugar.

O Metaverso pode oferecer experiências de aprendizado remoto realistas. Fazer uma aula de culinária de um famoso chef virtual ou uma aula de piano de um aficionado virtual pode se tornar uma experiência quase real. Treinamento de voo, treinamento médico, treinamento de combate e muito mais podem se tornar muito mais realistas e eficazes na oferta de educação e treinamento contínuos de qualidade com custo-benefício.

Em todo o mundo, a indústria de jogos e games tem quase  3 bilhões de participantes regulares  em vários dispositivos e plataformas, gerando bilhões em receita dos jogadores, além de vender avatares e acessórios digitais. Essas plataformas estão se ramificando para criar e trazer experiências semelhantes ao metaverso para seus usuários. Fortnite ,  Roblox e outros recentemente realizaram grandes shows com estrelas da música dentro de suas plataformas de jogos. Trazer entretenimento musical para o ambiente está ajudando o público não-jogador não experiente a adotar as plataformas de jogos.  

Principais players em 2022

A Meta , anteriormente chamada de Facebook, está se transformando em uma empresa do metaverso. Sua  plataforma de headset Oculus VR  , que foi adquirida por US$ 2,3 bilhões em 2014, tem uma participação de mercado estimada em 35%. A plataforma Horizon da Meta  está construindo sua visão de vida, jogos e reuniões em um espaço virtual 3D.  

A Microsoft  também está se estendendo para o metaverso. A empresa planeja desenvolver  jogos metaverso para Xbox  e recentemente concordou em comprar a fabricante de videogames Activision Blizzard . Ele está aprimorando seu conjunto de produtos existente  incorporando recursos do metaverso  , como o  Mesh for Teams , um espaço de reunião preenchido por avatar para empresas. O produto de realidade mista HoloLens da Microsoft está ajudando as empresas a melhorar a eficiência por meio de treinamento e também está pronto para o metaverso.

Há rumores de que a Apple  lançará um   headset VR/AR este ano. Em uma nota aos investidores, a analista da Apple  Katy Huberty, do Morgan Stanley  , escreveu: “Em conversas com empresas de AR/VR apoiadas por empreendimentos, a visão consensual é que o verdadeiro catalisador para a adoção de AR/VR no mercado de massa virá quando a Apple entrar no mercado. .”

A plataforma de jogos Fortnite  da Epic Games cresceu para mais de 350 milhões de jogadores registrados , com aproximadamente 15 milhões de jogadores fazendo login simultaneamente. O mundo virtual do Fortnite oferece streaming de filmes, shows e muito mais, onde os avatares podem participar, sozinhos ou com amigos, mergulhar em um mundo virtual e se divertir. Já fizeram vários shows ao vivo (Ariana Grande) e festivais para criar experiências virtuais.  

Roblox é uma plataforma de videogame online multijogador de várias camadas que hospeda milhões de jogos, experiências e mundos virtuais criados por usuários e desenvolvedores parceiros e que tem mais de 200 milhões  de usuários ativos mensais e mais de 50 milhões de usuários ativos diários, que passam uma média de mais de 2,5 horas por dia na plataforma, jogando e socializando. Roblox recentemente recebeu o astro da música David Guetta para realizar um set de DJ como um avatar digital. Concertos anteriores no Roblox apresentaram artistas como Ava Max, Why Don’t We, Royal Blood e Twenty One Pilots.

Marcas aproveitando o metaverso 

Milhões de usuários altamente engajados, jogando e socializando em plataformas como Roblox, Fortnite e muito mais, oferecem grandes oportunidades para criar e vender equipamentos digitais. Os usuários atualizam regularmente seus avatares com novas roupas, cabelos e acessórios usando itens digitais em muitos mundos virtuais. Christina Wootton , vice-presidente de parcerias de marca da Roblox, diz. “Pessoas que querem se expressar através da moda é uma grande oportunidade.”

Marcas como  Gucci , Disney,  Warner Bros ,  Universal Pictures ,  Nike , Netflix,  Balenciaga ,  Futbol Club Barcelona ,  NFL ,  World Wrestling Entertainment e outras estão fazendo parceria com as plataformas de jogos para mostrar eventos e produtos de alta costura digital. Esses eventos criam caminhos para fluxos de receita adicionais para marcas e talentos, ao mesmo tempo em que atraem tráfego para a plataforma host, criando uma vantagem para todos.

A partir de 24 de março de 2022, a Decentraland, um destino virtual para ativos digitais, está hospedando seu primeiro metaverso Fashion Week. Dezenas de marcas globais e milhares de visitantes poderão experimentar virtualmente desfiles de moda, participar de sessões de música ao vivo e comprar e usar roupas digitais diretamente dos avatares da passarela.  

Embora possa parecer uma palavra da moda e um conceito exagerado sendo empurrado por fanáticos, tem um potencial real para melhorar imensamente as interações e experiências da vida além dos limites físicos e temporais. No metaverso, o bordão ” Beam me up, Scotty ” pode, afinal, se tornar uma realidade virtual!