A Particle, uma empresa NFT emergente, resolveu ousar e fracionar a propriedade de obras de arte famosas, convertendo-as em conjuntos de NFTs ou tokens digitais, permitindo que milhares de pessoas sejam proprietárias de uma única peça.
O quadro “Love Is In The Air” de Banksy foi o escolhido para inaugurar a ideia. Adquirido por 12,9 milhões de dólares pela Particle em um leilão, ele agora é uma única obra de arte que será divida em 10.000 NFTs, cada um cobrindo uma seção separada da pintura.
Leia também: Por que alguns tokens não-fungíveis são tão caros?
Ou seja, em vez de desembolsar milhões de dólares pela peça inteira, os colecionadores poderão comprar uma “partícula” dela por 1.500 dólares.
Segundo-o site Design Taxi, após ser dividido nesses 10.000 NFTs, o quadro será levada para a Particle Foundation, o segmento sem fins lucrativos da empresa que ajudará a preservar e manter as obras.
Essa pintura também sairá em turnê, para que os colecionadores possam ver de perto as peças que possuem.
Além disso, todas o dinheiro da revenda dessas “partículas”, no futuro, irão para o financiamento da Fundação. Então, para garantir que ninguém compre a pintura completa, a Fundação reservará os direitos de 1% dos NFTs.
Isso atua “Como um fragmento de proteção e garante que nenhuma pessoa possa pensar em reivindicar a posse da pintura física.”, explicou a empresa.