Dados recentes informados pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Edson Fachin, mostram que o Brasil ganhou mais de 2 milhões de eleitores adolescentes entre janeiro e abril de 2022, o que representa um crescimento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018.
Com a chegada das eleições e um olhar profundo para o público gamer jovem que deve exercer pela primeira vez o seu direito de voto, a Politize! e a startup Pixel Hunters lançam um mapa educativo no Fortnite para ajudar nos processos e fornecer as principais informações das eleições no Brasil, que acontecem no próximo dia 2.
Leia também: Basta de ver e não enxergar!
O mapa visa aproximar de forma lúdica jovens brasileiros que gostam de games aos processos de votação que acontecem na vida real, orientando os eleitores gamers sobre questões, como: quais são os documentos corretos que devem ser levados no dia da eleição, qual é o seu Colégio Eleitoral e como encontrar sua seção de voto. Outra contribuição da iniciativa é explicar as funções de cada cargo político no Brasil e o funcionamento das estruturas de governo.
Assista ao vídeo que ilustra o funcionamento do mapa:
“Como influenciadores, sabemos que grande parte dos jogadores de Fortnite está na faixa etária que vota pela primeira vez ou está próximo desse momento. Resolvemos, então, utilizar as ferramentas do modo criativo do game para simular a experiência de voto, ensinando como exercer seu direito como cidadão da forma correta”, explica Henrique Mancini (Sharshock), sócio-fundador da Pixel Hunters.
A Politize!, organização da sociedade civil que tem como missão formar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia por meio da educação política, viu nesta iniciativa uma oportunidade de utilizar a tecnologia e o segmento de games para contribuir com o aumento da participação cidadã, principalmente dos jovens, nos espaços de tomada de decisão que impactam todos os brasileiros e brasileiras.
“Estamos muito felizes com essa parceria. A nossa missão é levar educação política, para qualquer pessoa, em qualquer lugar. E, com certeza, ter a oportunidade de disponibilizar nosso conteúdo dentro de um dos principais e mais acessados jogos da atualidade nos ajudará a estar cada vez mais próximos do nosso objetivo”, comenta Luiza Wosgrau Câmara, Gestora do núcleo de Comunicação da Politize!.
O mapa estará disponível no jogo durante os dois turnos e, ainda, poderá ser utilizado em futuras eleições. Para acessá-lo, siga as etapas no site.