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Por que os varejistas devem receber com criptomoedas?

Sem dúvida, a principal vantagem das moedas digitais como meios de pagamentos é a segurança que proporcionam às transações.

O-marketing, a qualidade do produto, a gestão e o cuidado financeiro são importantes, sem dúvida, mas é a forma como as pessoas pagam que finaliza todo esse processo de compra. 

Logo, escolher os melhores meios para que os consumidores possam fechar seus pedidos é um assunto altamente estratégico para o varejo. 

Dinheiro, cartões e, mais recentemente, o PIX são algumas opções oferecidas pelos lojistas, mas há uma alternativa que consegue proporcionar eficiência, segurança e simplicidade aos usuários: as criptomoedas

Elas estão em alta no mercado brasileiro e devem ganhar ainda mais espaço nos próximos anos – o que obriga as lojas adotarem esse método de pagamento o quanto antes. 

Confira alguns dos principais motivos para isso:

1 – Segurança nas transações 

Sem dúvida, a principal vantagem das moedas digitais como meios de pagamentos é a segurança que proporcionam às transações. A tecnologia blockchain, base para os principais ativos e tokens existentes, impede que a informação financeira transmitida digitalmente possa ser invadida e roubada. 

Além disso, é uma relação totalmente transparente entre as partes, ou seja, o consumidor faz o repasse imediato para o varejista, sem risco de fraude que normalmente ocorre com cartões fraudados ou cédulas falsas.

2 – Operação sem intermediadores

Por ser uma transação totalmente transparente, feita diretamente da conta do consumidor para a carteira digital do varejista, não há mais espaço para os intermediadores que atuam nesse ecossistema. 

Uma compra no cartão de crédito, por exemplo, envolve o adquirente, o gateway em alguns casos, a bandeira e o banco. Cada parte cobra determinada taxa pelo serviço, e, no fim, a loja precisa arcar com os custos. Com as moedas digitais, isso não existe mais, possibilitando maior economia.

3 – Inovação e digitalização 

Mesmo os varejistas de pequeno porte já perceberam que a transformação digital chegou com força em seu negócio – inclusive na forma como os consumidores se relacionam e compram seus produtos. 

Hoje, vender nestes canais é essencial e a marca precisa se organizar para permitir que o pagamento de suas compras também ocorra digitalmente. 

Quanto menos burocracia, melhor! A inovação e digitalização proporcionadas pelas criptomoedas inserem o estabelecimento neste cenário de aceleração digital.

4 – Diferentes possibilidades de uso

Em uma operação de compra e venda tradicional, o varejista recebe pagamentos em dinheiro “vivo” na boca do caixa ou recebe uma quantia na sua conta em um banco. 

Em ambos os casos, ele fica preso às possibilidades que a moeda fiduciária oferece. Se quiser investir, vai ser necessário tirar a quantia de sua conta e repassar a um ativo específico. 

Com as criptomoedas, as possibilidades se ampliam. É possível transformar esse formato em dinheiro fiduciário com as exchanges, mas ele pode reinvestir em outras moedas e contar com a valorização delas, ampliando as receitas.

5 – Ecossistema de vendas 

As criptomoedas também extrapolam a relação comercial existente entre consumidor e varejista. Se os meios de pagamento mais comuns servem apenas para pagar um produto ou serviço, as criptomoedas oferecem novas alternativas às partes e criam um verdadeiro ecossistema de vendas. 

Por meio delas, é possível criar campanhas de marketing e de engajamento, estimulando o uso nas lojas por meio de promoções e descontos. 

É o que se observa com os utility tokens, cada vez mais adotados pelas empresas na economia do mundo real.

 

Foto: Reprodução.