Metaverso ou Microverso?
Você já deve ter ouvido alguma dessas denominações anteriormente e, com tantos conceitos por trás, começo diferenciando de maneira bem básica as denominações, somente para estipularmos um paralelo das interfaces digitais.
Começando pelo Metaverso, podemos dizer que ele é um ambiente imersivo com avatares dos usuários e de propriedade de grandes empresas globais. Gosto de explicá-lo como um espaço da marca em um shopping: o público do shopping é o principal “trafegador” naquele ambiente e você não sabe exatamente quem é esse público. Esse universo possui pré-requisitos específicos de cadastro, como ter uma carteira virtual, e hardware robusto o suficiente para uma boa navegação. Além disso, para estar nele, as marcas necessitam locar ou comprar um terreno e construir seu espaço nele. O melhor uso até agora foi para RP das marcas, trazendo visibilidade e inovação no uso de novas ferramentas tecnológicas.
Já o Microverso, diferente da ideia de uma micro dimensão mostrada em Homem-Formiga e a Vespa, é também um ambiente imersivo, porém denominado Micro pois se trata de espaço exclusivo de uma marca, como se fosse uma loja conceito ou showroom totalmente personalizado. A possibilidade de navegação também é via avatar dos usuários mas não unicamente e a marca contratante determina como será o acesso e suas interações no espaço.
Com um formato mais leve, é acessado pela maior parte dos dispositivos atuais e possui um dashboard completo sobre a jornada de seus usuários em todo o ambiente. Por se tratar de uma plataforma segura e criptografada, este formato é muito utilizado em eventos virtuais e híbridos, campanhas de incentivo, treinamento e onboarding, além de muito procurado como upgrade dos sites atuais.
Se o objetivo é criar ambientes visualmente mais atraentes aos usuários, com diferentes interações para que gere interesse e engajamento, é possível fazê-lo de maneira prática, personalizada e com ótimo custo benefício.
Transformação digital
Os recursos dos ambientes imersivos e interativos foram uma ótima saída para as Campanhas de Incentivo, que vão muito além dos e-mails marketing. A interface em 3D permite criar o cenário ideal da campanha, além de trazer diversas atividades e jogos ao longo do período, tudo gamificado e demonstrado através de rankings individuais e/ou por categoria.
Para os Treinamentos e Onboarding, é possível abrir salas para dinâmicas de grupos, sessões de treinamento, conteúdos informativos e com pontos de aprendizado, além de games para transmitir atributos da marca ou produto de forma interativa.
O leque de atividades e alternativas existentes e que incluem comunicação e relacionamento se expandem também para a virtualização dos escritórios, sites e intranets.
Com o processo de transformação digital em nossa rotina, é esperado que iremos evoluir e modificar as formas de trabalho, pesquisa e lazer, tornando tudo mais conectado e integrado. No microverso, a intenção é trazer as principais ferramentas necessárias em um só lugar, aliadas à simplicidade de navegação, segurança e recursos de interatividade, tudo com a identidade e personalidade da marca. Um Microverso único e exclusivo para chamar de seu.
* Veruska Almeida, diretora de negócios da Blitzar