O co-fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, está leiloando um token não-fungível (NFT) do primeiro artigo editado no site.
Wales digitou as palavras “Olá, Mundo!” após o lançamento da Wikipédia em 15 de janeiro de 2001, e o momento foi imortalizado em um NFT que está sendo vendido pela Christie’s, informou a casa de leilões em um comunicado.
Eles transformam obras de arte digitais e outros colecionáveis em bens únicos e verificáveis que são fáceis de serem comercializados na blockchain, e registraram um enorme pico de interesse no mundo da arte.
Agora, os colecionadores têm a chance de comprar a primeira entrada no que se tornou o maior repositório de informações gratuitas na Internet e um dos 10 sites mais acessados do mundo, segundo a Christie’s, que estima que o NFT será vendido por 100.000 a 150.000 dólares.
Wales iniciou a Wikipédia depois de ter inicialmente tentado construir a Nupedia, uma enciclopédia on-line revisada por especialistas, mas o projeto fracassou porque levou muito tempo para aprovar as edições.
“Era muito, muito acadêmico e fracassou porque não era realmente divertido para os voluntários – era muito rígido”, disse Wales na declaração.
O outro co-fundador da Wikipedia, Larry Sanger, propôs facilitar a colaboração em páginas da web, e a mudança levou a um progresso enorme.
“Em duas semanas tivemos tanto trabalho feito quanto em quase dois anos”, disse Wales.
No início, qualquer pessoa poderia editar o site e as versões anteriores das páginas seriam perdidas, mas depois Wales começou a fazer um backup do histórico do portal para poder reverter qualquer mudança, de acordo com a declaração.
Esse código faz parte do NFT que está pronto para leilão como parte de uma venda que funciona on-line até 15 de dezembro.
Quem comprar o NFT poderá editar a página como quiser, assim como revertê-la para sua forma original.
Wales disse que esta é uma maneira de “expressar artisticamente o que eu acho que foi significativo sobre aquele momento de potencial e excitação – que você pode fazer algo surpreendente, ou pode fazer algo que não funciona de forma alguma”.
Ele acrescentou: “E espero que as pessoas respondam a isso, para realmente pensar: esta não é a Wikipédia madura, esta foi a ideia louca de Jimmy em uma manhã divertida de janeiro, que eu acho que é algo espetacular de se pensar”.
O dinheiro da venda vai apoiar o WT.Social, o projeto de mídia social alternativa de Wales, assim como várias instituições de caridade.
“É uma prova do poder do que o crowdsourcing pode conseguir: permitir que bilhões de pessoas tenham acesso a um vasto tesouro de informações – e tudo isso gratuitamente”, disse Peter Klarnet, especialista sênior da Christie’s para Americana, livros e manuscritos, na declaração.
“Como usuários frequentes da Wikipédia no curso de nosso próprio trabalho, temos a honra de nos ter sido confiados dois objetos associados ao nascimento desta realização transformadora”.