Você já pensou se você estivesse em uma cidade construída especialmente para um evento e participar dele sem precisar sair de casa? Pois essa experiência foi criada pela RD3 Digital, uma das precursoras do Brasil em Realidade Aumentada (RA), que tem sua sede em São Paulo (SP).
A empresa criou uma plataforma on-line, em colaboração com a Omega House, e um app para o Inovamos Expo, a primeira semana de inovação da Neoenergia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro em quantidade de clientes, que produziu um ambiente metaverso 100% virtual, incluindo experiências em RA.
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Ao utilizar o app oficial para ler os QR Codes distribuídos pela cidade virtual, os participantes eram capazes de reproduzir elementos 3D no ambiente real, através da tela do celular ou tablet, com interação realizada pelo usuário e explicação em áudio, além de recursos visuais.
“As pessoas ainda têm um entendimento simples sobre o metaverso, como a ideia de um ambiente virtual onde pode-se comprar uma série de coisas, mas podemos usá-lo para o ambiente corporativo, desenvolvendo um metaverso de uma empresa de qualquer segmento, transformá-la em 3D e trabalhar por lá, por exemplo. É um novo conceito que chega com força ao mercado, e esperamos um aumento significativo nesta demanda a partir deste ano”, declara Raphael Magri, um dos sócios da RD3 Digital.
De acordo com Magri, o interesse de empresas gigantes é a maior prova do sucesso da RA.
“Tendo nomes do mundo tecnológico, como Apple, Google e Facebook, desenvolvendo sistemas próprios de RA, nos mostra o tamanho dessa tendência no mundo. Sem dúvidas, o investimento em tecnologia no geral aumentou no planeta, principalmente em RA”, aponta.
Com 15 projetos em andamento ao mesmo tempo, a RD3 Digital terminou o ano passado com mais de 50% de crescimento em comparação a 2020, abrindo oportunidades para o processo de spin off da mesma e, assim, estruturando o crescimento em mercados específicos.
“O metaverso, junto com a tecnologia de RA, tem a capacidade de integração entre elementos físicos e virtuais. Cada vez mais, as pessoas buscam informações, interações e experiências com seu smartphone, e a Realidade Aumentada, assim como a Realidade Virtual, possibilita que as marcas impactem, interajam, materializem produtos a distância, ”gamifiquem” ações, encantem pessoas e muitas outras estratégias de marketing”, finaliza ele.