Tech

Recursos realistas da Unreal Engine 5.2 deixam público incrédulo em conferência

Novo motor gráfico da Epic Games traz melhorias gráficas no sombreamento, ambientação e renderização de faces.

O tempo passa e os games ficam cada vez mais impressionantes, principalmente quando o assunto são os gráficos. Sobre esse assunto, durante a Gamers Developers Conference 2023 (GDC), a Epic Games apresentou o seu novo motor gráfico: a Unreal Engine 5.2, com visuais de cair o queixo.

A sua antecessora, Unreal Engine 5, foi apresentado aos jogadores do Fortnite, um dos jogos mais jogados da atualidade, que deu a possibilidade de criação de mapas incríveis e visualmente fora do comum.

Com uma demonstração ao vivo, o público da GDC pode ver todo o potencial da nova engine. Um dos destaques foram as ferramentas de geração processual, que permitem aos desenvolvedores de jogos embelezarem seus ambientes com elementos únicos, mas de uma forma mais rápida e prática.

As sombras também estarão mais reais. Foi implementado o sistema Substrate, que “dá aos artistas a liberdade de compor e sobrepor diferentes padrões de sombreamento para atingir níveis de fidelidade e qualidade que antes não eram possíveis em tempo real”, segundo palavras do próprio Nick Penwarden, VP de engenharia da Epic Games, e que apresentou os novos recursos.

Por fim, como um bom filme, as expressões faciais dos personagens também são importantes. A Unreal Engine 5.2 também é uma divisora de águas nesse aspecto, já que irá tornar a renderização de faces muito mais prática e real.

Quem já tentou escanear o seu rosto para criar um personagem em algum jogo, sabe da dificuldade que é esse processo. Esta ferramenta, que já deve estar disponível no próximo verão, permite criar rostos animados com um celular. Também poderemos sobrepor a tomada original (com os movimentos e a voz captada) em outras faces, permitindo ainda mais possibilidades.

(Este post foi baseado na matéria do site Millenium.gg)