A Roblox, uma plataforma global imersiva voltada para comunicação e conexão, anunciou o Configurador automático de avatar e o Gerador de texturas – duas novas tecnologias criadas para simplificar e acelerar a criação de conteúdo 3D, construídas a partir da inteligência artificial (IA) da Roblox. As novas ferramentas ajudam os criadores a iterar e escalar mais rapidamente, eliminando etapas demoradas de configuração de avatar e texturização.
- O Configurador automático de avatar simplifica o processo de criação de avatares, convertendo automaticamente uma malha de corpo 3D em um avatar vivo e animado pronto para os usuários adotarem.
- Com apenas um clique, o Configurador automático irá criar a rig, a gaiola e fazer o processo de skinning de modelos 3D, concluindo um processo que costumava levar dias em apenas alguns minutos. O lançamento alfa inicial tem o objetivo de fornecer esse fluxo de trabalho para criadores no Roblox Studio e eliminar horas de trabalho manual.
- O Gerador de texturas permite que os criadores usem entradas de texto para mudar rapidamente a aparência de objetos 3D. Com o Gerador de texturas, os criadores podem criar protótipos rápidos de novos visuais para sua experiência, trazer facilmente novas texturas à vida e otimizar fluxos de trabalho.
- Por exemplo, se um criador pedir para criar uma textura para um baú de tesouro de madeira 3D, o Gerador de texturas criará uma textura que realça os cantos afiados do baú e leva em consideração características como as tábuas de madeira e a fechadura. Alternativamente, um criador pode facilmente gerar várias versões de um ativo em várias cores e texturas, como construir troféus de ouro, prata e bronze.
O Configurador automático de avatar está disponível em alfa e o Gerador de texturas está disponível em beta público e pode ser acessado no ambiente de desenvolvimento avançado da Roblox, o Roblox Studio.