A startup goianiense Synkar deve colocar até 200 entregadores robôs a serviço do iFood por todo o Brasil, até o final de 2025. A empresa já vem prestando o serviço de entregas automatizadas para a plataforma de delivery e tem uma atuação sólida em shoppings e outros centros comerciais no interior de diversas capitais.
O nome do “funcionário” é “SDO2” e, basicamente, consiste de uma caixa branca de tamanho médio, com uma tampa onde guarda os produtos pedidos pelos clientes do iFood. Totalmente ausente de interação humana direta, o “pequeno notável” pode ser visto transitando por cidades como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
Robôs entregadores do iFood usam IA para levar pedidos
O funcionamento do maquinário é simples: valendo-se da tecnologia de inteligência artificial (IA) para “compreender” um pedido e reconhecer a rota de navegação pré-determinada, os robôs entregadores do iFood vão até o estabelecimento para recolher a solicitação.
Em seguida, eles usam a rota estipulada no endereço do pedido para localizar o ponto de entrega mais próximo, indo até lá e esperando o cliente chegar para fazer a retirada (sim, você, cliente, terá que ir até o ponto de entrega: nada de “pedir que ele suba” até o seu apartamento).
Segundo as informações da Synkar, o SDO2 não deve ser usado no plano de expansão. A ideia é que ele seja substituído por um modelo mais avançado – o SDO3, que conta com melhor iluminação e captura sonora, mais autonomia de uso e um melhor aproveitamento dos algoritmos de IA instalados.
Mas calma, pois ainda não estamos caminhando (ou “rodando”, neste caso) para um futuro completamente desumanizado: os robôs entregadores do iFood não devem ser usados para uso externo – no máximo, áreas abertas de condomínios e shoppings, mas não “ruas”.
Vale lembrar que a sede do iFood, em Osasco (zona metropolitana de São Paulo), já tem diversas unidades dos entregadores robôs transitando pelos seus corredores. A empresa de delivery realizou um aporte de valor não divulgado na Synkar em 2021, assegurando a oferta do serviço especificamente para ela. Segundo as marcas, o uso dos modelos deve reduzir o tempo de entrega em até 40%, dependendo da região.